O Que É Uma Dor Crônica?
Dor crônica é aquela que está presente na vida do paciente há mais de três meses. Mas o que caracteriza realmente se uma dor é crônica ou aguda é o mecanismo fisiológico pelo qual ela é causada. A dor aguda é desencadeada por algum estímulo que ocorreu, ou seja, um machucado, lesão, infecção, etc. A dor crônica vêm de uma memória que o corpo criou a partir de uma dor aguda que não foi curada e/ou eliminada.
Esse tipo de dor pode ser causada por uma doença crônica, como a diabetes, artrite, câncer, etc. Pode também ser causada por uma lesão que não foi corretamente tratada e curada, como uma hérnia de disco, ligamento rompido, dentre outras, e também por doenças primárias crônicas, como a fibromialgia, a dor neuropática a cefaleia crônica.
A dor em si é fundamental para manter a integridade do organismo, pois é uma maneira de avisar ao corpo de que ele está sob ameaça aos seus tecidos e órgãos. Quando um tecido sofre um trauma há liberação de substâncias que são detectadas pelas células nervosas. A partir disso ocorre uma série de sinalizações e conexões que percorrem pelo sistema nervoso para que você sinta a dor assim que um estímulo ocorre. Depois disso o normal é que o sinal para a dor pare depois que a causa da dor é resolvida.
Mas quando a causa da dor não é resolvida, quando a causa da dor não é descoberta, ou quando esta não é tratada corretamente, além de ainda existir as causas decorrentes de doenças crônicas. Nestes casos, a dor persiste por mais de três meses, anos ou durante boa parte ou pela vida toda.
Causas
- Lesões ou cirurgias passadas
- Problemas nas costas
- Enxaqueca e outras dores de cabeça
- Artrite
- Danos nos nervos
- Infecções
- Fibromialgia , uma condição na qual as pessoas sentem dor muscular em todo o corpo
Sintomas
- Cansaço
- Distúrbio do sono
- Diminuição do apetite
- Perda do paladar
- Perda de peso
- Diminuição da libido
- Constipação intestinal
- Ansiedade
- Depressão
Tratamentos
Os tratamentos para a dor crônica são mais complexos e complicados do que aqueles para dor aguda, já que medicamentos analgésicos comuns não atingem e controlam a dor crônica, pois o mecanismo pelo qual ela é ativada é diferente daquele no qual estes medicamentos agem. Normalmente o tratamento para dor crônica deve ser multimodal, envolvendo terapias, tratamentos psicológicos e medicamentos. Os medicamentos incluem AINEs, opioides, antidepressivos e anticonvulsionantes.
Nova Substância Para Dor Crônica
Uma pesquisa realizada em 2011 e publicada no jornal Science Translation Medicine descobriu e fez testes com uma nova substância que pode atuar na amenização e tratamento de dores crônicas.
O novo medicamento, chamado de NB001, atua inibindo a ação da adenilil ciclase 1 (AC1). A AC1 é estimulada por cálcio e é ela quem atua induzindo o córtex a mandar instruções para a dor crônica, ou seja, um medicamento que inibe a ação desta enzima poderia contribuir para que a dor crônica não ocorresse. E é exatamente isto que ocorreu na pesquisa, realizada no Canadá.
Testes comportamentais e estudos de toxicidade, após administração oral ou intraperitoneal em animais com dor neuropática/crônica, mostraram que o medicamento atuou minimizando e eliminando a dor crônica sem efeitos colaterais aparentes.
O medicamento ainda está em período de testes e se tudo correr como desejado, logo menos estará comercializado para os pacientes que tanto sofrem com esse problema de saúde difícil de ser compreendido e tratado.