Novos Testes com Células-Tronco

Testagens em Seres Humanos

Os pesquisadores dos Estados Unidos, em Atlanta, estão começando uma série de testes novos oficiais,com células-tronco embrionárias em seres humanos,com o consentimento das Instituições Estatais reguladoras.

Células

Os profissionais especializados na área médica, estão utilizando esse tipo de célula, para fazer o tratamento de sérias lesões na coluna vertebral do indivíduo, com autorização da Agência Governamental Americana que regula alimentos e medicamentos, naquele país que é a FDA.

Como a Técnica é Utilizada

De acordo com os pesquisadores, já existem pacientes voluntários para os primeiros testes que serão realizados. O procedimento é feito com a retirada das células, dos embriões humanos, que apresentam a capacidade de se converterem, em vários outros tipos de células do corpo humano, inclusive do sistema nervoso da pessoa.

Durante as testagens, serão injetadas na coluna vertebral dos indivíduos,células-tronco, com o objetivo de avaliar se a técnica é realmente segura.

Estudos Científicos com Animais

Nos estudos científicos que foram realizados com animais, em especial, ratos, que sofriam de paralisia, eles conseguiram recuperar alguns de seus movimentos.No entanto, ainda é cedo para os cientistas afirmarem que, esse procedimento será benéfico também para os seres humanos.

Fase Experimental

Segundo dados estatísticos, cerca de doze mil pessoas, nos Estados Unidos,em um período de um ano, sofrem lesões na coluna vertebral, com causas variadas como tiros, quedas, acidentes de carros ou lesões nos esportes.Nos testes feitos em Atlanta, as pessoas que sofreram lesão nos quatorze dias anteriores a pesquisa, terão direito a receberem o tratamento experimental.

Lesão

Responsável pelos testes, a empresa Geron Corporation, defende que no futuro, o procedimento pode auxiliar na regeneração das células nervosas, em indivíduos que sofreram paralisia. No entanto, algumas estudiosos que criticam o método, consideram que ele é apenas um experimento em seres humanos, e, portanto não deve ser realizado.

Resultado a Longo Prazo

Os defensores dessa técnica, informam que talvez a confirmação da segurança, e eficácia do tratamento, só seja possível, após anos de vários testes rígidos. Quando os testes forem considerados seguros para os seres humanos, o próximo passo será o desenvolvimento da nova técnica. É necessário verificar se vale a pena realizar o experimento, sem uma margem de segurança.

Recuperação

O procedimento sem dúvida, será um enorme avanço na medicina, principalmente para pessoas que perderam seus movimentos, em virtude de algum acidente, ou apresentam qualquer outro tipo de deficiência.

Briga na Justiça

O Governo Norte-Americano, está brigando na justiça para conseguir financiamento público, para os estudos com células-tronco. No entanto, as pesquisas privadas continuam, como a de Atlanta, que é financiada pela empresa responsável pelos testes, a Geron.

Sendo assim as testagens em seres humanos continuam, sem que os cientistas possam assegurar que a técnica é totalmente segura para os indivíduos testados, A ciência avança numa velocidade muito grande. Mas a que preço? Será que expor a vida de uma pessoa para salvar outra é um comportamento válido? É um tema,sem dúvida que requer muita reflexão por parte de toda a comunidade científica, e toda a sociedade em geral.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Senhores,

    Gostaria de informações sobre estudos e celulas tronco voltadas para a coluna lombar.

    Grato
    Antonio CArlos

    Antonio Santos 15 de setembro de 2013 23:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *