O Amor Como Inibidor da Sensação de Dor

Descoberta dos Pesquisadores

Essa nova descoberta não podia ser melhor: Nos momentos de dores físicas, se a pessoa pensar em quem ela ama, a sensação de dor vai ser aliviada, podendo ser até bloqueada antes que chegue à região cerebral. De acordo com os cientistas, que conduziram essa interessante pesquisa, o ato de pensar no indivíduo que se ama, pode auxiliar a diminuir a dor que o ser humano,está sentindo naquele momento.

Remedios

Departamento de Anestesia da Universidade

Esse estudo científico foi realizado no Departamento de Anestesia da Unversidade de Stanford,e comprovou através de observações e evidências, que o fato da pessoa estar apaixonada por outra, pode causar uma inibição da sensação de dor, pela forte ativação de outras áreas cerebrais, que são responsáveis pelo ato de recompensa nos seres humanos.

Funcionamento do Centro de Recompensas

O funcionamento do centro de recompensas no cérebro humano, é ativado durante as experiências que dão prazer ao ser humano, como amor e paixão, por exemplo. Logo a seguir, há uma comunicação com as estruturas cerebrais,que são responsáveis pelo controle da sensação de dor. A partir daí, essas estruturas passam a enviar mensagens à medula espinhal, que proporciona o bloqueio da dor, antes que ela chegue ao cérebro.O sentimento de amor,consegue impedir que a sensação dolorida se manifeste, antes de atingir a região cerebral. É por essa razão, que os indivíduos que estão apaixonados ou amando outra pessoa, sentem menos dor que os outros.

Causa da Sobrevivência

Para os pesquisadores desse estudo, esse sistema poderia ser a causa da sobrevivência das espécies. No mundo animal, os bichos são capazes de perseguir suas presas, mesmo se estiverem com a sensação de dor,como analogia, essa teoria, auxiliaria a prosseguir com as metas importantes para as pessoas, diminuindo as dores que porventura estivessem sentindo. O sentimento de amor, os anestésicos e alguns tipos de drogas como a cocaína, por exemplo,envolvem a mesma região cerebral, um núcleo, localizado no hipocampo, que é responsável pela sensação de euforia, prazer e bem-estar.

O Amor Como Inibidor da Sensação de Dor

Realização do Estudo Científico

Os cientistas, utilizaram quinze universitários voluntários que participaram do estudo científico, sendo sete homens e oito mulheres, para comprovar essa teoria. Cada um dos participantes, trouxeram fotografias de pessoas que amavam, namorados, ou alguém por quem sentiam atração física. Um aparelho aquecia uma das mãos dos participantes, provocando uma sensação de dor, ao mesmo tempo, que as fotos eram apresentadas para cada um deles, em flashes. Os cientistas então, escaneavam seus cérebros, através do exame de ressonância magnética, para que as vias neurais de recompensa, relacionadas com o sentimento de amor e paixão, fossem monitoradas. A sensação dolorida que foi provocada pelos pesquisadores, foi descrita pelos universitários participantes, como sendo bem menor, nos momentos em que eles olhavam para as fotografias de seus namorados, ou das pessoas que amavam.

Disturbio

Conclusão dos Cientistas

A importância desse estudo científico, está no fato de que ele pode produzir novos procedimentos, para aliviar a sensação de dor nas pessoas.No entanto, os especialistas alertam para o fato de que os indivíduos não devem deixar de tomar analgésicos prescritos,em caso de dor, e começar a pensar somente nos namorados para reduzir o desconforto. No momento, o que é indicado para dimuuir as dores são as medicações.No entanto, alguns cientistas estão otimistas,pois no futuro, talvez só o ato de pensar no ser amado, seja bastante para reduzir a dor física que a pessoa sente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *