De acordo com profissionais da área de saúde que cuidam da concepção humana, alguns medicamentos, como os antibióticos por exemplo, podem interagir com as pílulas anticoncepcionais, reduzindo a eficácia do medicamento contraceptivo.
Local onde se Dá a Interação de Medicamentos
Os especialistas informam que é no aparelho gastrointestinal que ocorre a interação de medicamentos. Nesse local do organismo feminino, ficam os hormônios da pílula, que são sintéticos e semelhantes aos originais estrogênio e progesterona, e as enzimas, que são produzidas pelas bactérias intestinais que atuam nos hormônios.
O resultado desse processo é a formação do estrogênio ativo, que pela sua reabsorção, mantém um nível adequado na corrente sanguínea de hormônio. Porém, os medicamentos antibióticos destroem os microorganismos intestinais, no caso as bactérias, impedindo que ocorra a formação de enzimas para transformar a pílula, através do metabolismo em hormônios ativos que tenham a capacidade de atuar no ciclo menstrual, por isso, a eficácia da pílula anticoncepcional fica reduzida.
Salete Dias