Um dos primeiros passos para que as pessoas tenham uma boa saúde, é se alimentar de forma adequada. Por isso, os profissionais da área de saúde tem o importante papel junto a população, de orientar os seus pacientes sobre os riscos que uma má alimentação pode ocasionar à saúde de todos e, principalmente, das crianças, idosos, gestantes e lactentes. Nesse último caso, é de vital importância as mulheres serem orientadas sobre os efeitos do leite materno para a saúde de seu filho.
Os especialistas devem orientar quanto ao consumo em excesso de certos alimentos, como: alimentos industrializados ou embutidos, refrigerantes, doces e salgadinhos, que por uma questão de padrão alimentar, são consumidos cada vez mais cedo por um grande número de pessoas.
Os profissionais também devem ressaltar que as preferências alimentares dos adultos normalmente foram estabelecidos nos seus primeiros anos de vida, daí a importância de uma nutrição infantil bem balanceada. Essa educação alimentar também serve principalmente para os adolescentes, que nessa fase da vida não costumam se alimentar de maneira correta. Uma nutrição à base de alimentos ricos em nutrientes, com uma grande variedade, e a inclusão de saladas e frutas são as próximas etapas para adquirir um organismo mais saudável em todas fases da vida.
Salete Dias