Estudo Científico Britânico
De acordo com cientistas britânicos, as meninas que possuem uma condição econômica com menor poder aquisitivo acabam menstruando mais cedo. Segundo os pesquisadores essa entrada da menarca precoce poderia gerar uma produção de estrogênio mais prolongada, aumentando com isso os possíveis riscos das mulheres contraírem um tumor de mama.
Realização da Pesquisa
Os cientistas chegaram a conclusão de que as meninas mais pobres tendem a menstruar mais cedo, aumentando as probabilidades do risco de um possível câncer na mama, foi baseada em uma longa pesquisa onde cerca de noventa mil pessoas do sexo feminino do Reino Unido foram submetidas a investigações de fatores ambientais e genéticos, que poderiam ter algum tipo de associação com o surgimento das células cancerosas.
Esse estudo científico ainda está em curso e terá a duração de mais ou menos quarenta anos, sendo que alguns de seus resultados são frutos de observações realizadas que já foram publicadas em revistas científicas. Essas pesquisas revelaram que as meninas que não tinham boa condição financeira tendem a ter a primeira menstruação em torno dos doze anos de idade ,se comparadas com meninas de maior poder aquisitivo que menstruam pela primeira vez em média aos treze anos.
As chances de desenvolver um tumor cancerígeno nas meninas que menstruaram mais cedo seria maior, pois elas estariam por um tempo muito mais longo produzindo o hormônio feminino estrogênio.
Outros Fatores
Ainda segundo os pesquisadores, outros fatores além da precocidade da menstruação em meninas pobres, que podem contribuir para o desenvolvimento do tumor mamário nas mulheres, são: Faixa etária, peso corporal, ingestão de bebidas alcoólicas, uso e pílulas contraceptivas e tratamento para reposição hormonal especialmente na fase da menopausa.
Idade da Primeira Menstruação e Peso
De acordo com os pesquisadores britânicos a faixa etária da entrada da menarca nas meninas está associada ao peso corporal que elas possuem.
Por isso com o aumento da incidência de meninas com problemas de obesidade , em especial nas classes econômicas de menor poder aquisitivo seria o principal motivo para explicar essa constatação. Porém os cientistas ressaltam que eles ainda não sabem quais as razões para que haja essa diminuição na faixa etária da primeira menstruação, talvez as mudanças nos hábitos alimentares possam estar associados a essa redução na idade das meninas que entram na menarca.
Atuação do Hormônio Estrogênio
Segundo os cientistas, algumas pesquisas realizadas anteriormente revelaram que o estrogênio (hormônio feminino) poderia estar relacionado ao desenvolvimento de células cancerígenas nas mamas.
Quando as meninas entram na fase da menstruação precocemente elas se expõem por um período mais longo ao estrogênio, além disso, o ciclo menstrual também cessa mais cedo, e elas começam a terapia de reposição hormonal que é feita à base de estrogênio. Vale ressaltar que os níveis desse hormônio feminino no corpo da mulher sofrem influência da dieta alimentar adotada e consequentemente da manutenção de peso corporal.