Risco de Catarata Pela Exposição ao Sol

Medicamentos e Pesquisa

Risco de Catarata Pela Exposição ao Sol

Risco de Catarata Pela Exposição ao Sol

Segundo especialistas, alguns medicamentos aumentam a sensibilidade da pele humana à luz solar. Uma cientista dos Estados Unidos está conduzindo um estudo científico sobre remédios que podem provocar vulnerabilidade aos olhos, aumentando o risco da pessoa contrair catarata, fato explicado pelo fato das lentes naturais do olho humano se desenvolverem a partir do mesmo tecido que o da epiderme, portanto, podendo sofrer os mesmo efeitos causados por substância medicamentosas. De acordo com a pesquisadora, há estudos relatando uma correlação entre alterações na pele como urticárias ou coceiras e a ingestão de determinados medicamentos.

Prejuízos à Visão Humana

Olhos

Olhos

A pesquisa registrou que as lentes naturais, chamadas de cristalino, dos olhos humanos, com o passar do tempo envelhecem, e ficam opacas perdendo sua transparência natural, embaçando a visão, fazendo com que a pessoa fique totalmente cega. Por isso, é preciso fazer a identificação dos fatores causadores de risco que aceleram o processo da doença visual. Há vários aspectos envolvidos nessas causas que precisam ser estudados para uma melhor avaliação.

Essa pesquisa norte-americana, é centrada apenas na questão dos remédios. Em cerca de 4900 pessoas que participaram dela nos Estados Unidos, e foram acompanhadas por mais ou menos 15 anos, diversos dados foram coletados, como o uso dos medicamentos e o modo de vida da pessoa, que apontavam em que nível o indivíduo se expunha à radiação solar, configurando um importante fator de risco para a catarata, já que os raios ultravioletas agem comprovadamente de maneira nociva à visão humana.

Grande parte das pessoas que participaram do estudo, relataram que ingeriam medicações de uso contínuo, como antidepressivos, antibióticos, diuréticos e analgésicos. Essas medicações são compostas por vários elementos considerados ativos, sendo que os meios de interação entre eles, ainda não está totalmente esclarecido, pois um estudo científico para ser validado, tem que ser testado em vários grupos de pessoas, pelo número crescente de remédios que aumentam a sensibilidade do indivíduo à claridade.

O Perigo dos Corticóides

Relação

Relação

Segundo a pesquisa, um mediameno já é comprovadamente prejudicial à visão humana. Trata-se dos corticóides que são substâncias derivadas de um hormônio e agem como potentes anti-inflamatórios. No entato, eles podem acelerar o surgimento da catarata no olho humano, doença que senão tratada, leva o indivíduo a perda total da visão. Essa substância é utilizada em medicamentos contra asma e até mesmo em alguns colírios.

Proteção Contra Exposição Solar

Quando as pessoas percebem uma vermelhidão nos olhos pela exposição ao sol, costuma usar colírios de forma indiscriminada, sem prescrição médica. Os especialistas ressaltam que a relação entre catarata e corticóide não é direta, ou seja, nem todos que usam medicação à base dessa substância, desenvolverão essa doença ocular, há outros fatores relacionados, porém o risco existe, apesar de haver a necessidade de mais pesquisas científicas sobre tema.

Os especialistas aconselham às pessoas a se protegerem contra a exposição ao sol, usando óculos escuros, cujas lentes possuam proteção UVA e UVB que protegem contra os raios solares. Os danos que a luz solar provoca são cumulativos, portanto a proteção deve começar desde a infância do indivíduo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *