Secreção Vaginal e Risco de Infertilidade

Secreção Exagerada

O corrimento vaginal exagerado é um incômodo que pode trazer sérios riscos a saúde da mulher,e a infertilidade é um deles. Por isso, muitas mulheres que ignoram o problema, ou tentam tratá-lo com medicações caseiras, podem causar com esse procedimento, sérios prejuízos à sua saúde.

Identificando o Problema

Especialistas orientam que o corrimento vaginal ,com consistência, cheiro e cor alterados, na maioria das vêzes, está associado à infecções ou doenças sexualmente transmissíveis, que podem causar esterilidade na mulher. Em vários casos, essa secreção é originada pelo desequilíbrio na flora da vagina, onde existem normalmente fungos e bactérias.

Vários fatores podem contribuir para esse desequilíbrio, entre eles, baixa imunidade e estresse, que é muito comum atualmente. Quando a imunidade da pessoa cai, os fungos e bactérias podem se multiplicar de forma acentuada, aumentando a secreção. O corrimento vaginal é natural, porém quando está acima do normal, pode gerar problema, como odor forte ou desconforto. Se houver uma cor amarelada provavelmente, há uma infecção por bactérias, frequentemente conhecida como gardnerella.

Candidíase

Infecção

Infecção

Profissionais especializados informam que, se a infecção for causada por fungos, normalmente a mais comum é a cândida, que faz parte da região vaginal, mas quando se prolifera causa uma doença conhecida como candidíase, cujo tratamento é feito por antifúngico, mas em casos de reincidência o uso de creme vaginal é recomendado. A doença pode se tornar crônica, pois se trata de enfermidade com causa imunológica.

Tecido Sintético

A secreção vaginal, pode ser provocado por peças íntimas de tecido sintético, pois esse tipo de tecido reduz a ventilação na região, proporcionando a proliferação de germes patológicos. Quanto ao absorvente, ele também pode provocar uma reação, aumentando o corrimento. No caso de sabonetes, especialistas, recomendam o uso de sabonetes neutros.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Doenças

Doenças

Em casos onde a secreção é resultado de alguma doença sexualmente transmissível (DST), a doença mais comum é a tricomoniase, que provoca um odor muito forte e um corrimento de cor meio amarelado e meio verde, sendo causada por um protozoário. O tratamento é feito à base de Antibióticos orais, para a mulher e seu parceiro.O perigo está no fato da mulher contrair clamídia, que causa infertilidade, doença que quase não apresenta sintomas,mas provoca uma grave infecção uterina, chamada de cervicite , que atinge as trompas e causa obstrução tubária.

Exames de Rotina

Especialistas recomendam que a melhor maneira de prevenir essas doenças, é o uso de preservativo nas relações sexuais, e quando a mulher sentir algum desconforto, deve procurar imediatamente um acompanhamento médico, onde será investigada a causa do corrimento, para que os médicos possam prescrever o tratamento correto, bem como fazer o exame de papanicolaou com regularidade para prevenir doenças mais graves, como o câncer.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tenho corrimento amarelo ja faz tempo e a 2 anos que tento engravida e possivel afirma que o corrimento esta impedindo a gravides ja que todos exames estao satisfatorios

    jessica 18 de dezembro de 2013 17:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *