Sistema Digestório

O sistema digestório ou digestivo é constituído pelo trato digestório e órgãos anexos a ele. Denomina-se sistema digestório o tubo que se prolonga desde a cavidade bucal até o ânus, sendo também conhecido por trato gastrintestinal ou canal alimentar. É complexa a estrutura do sistema digestório, incluindo a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso, o reto e o ânus. Além destes existem também os órgãos acessórios do trato digestivo, que são: dentes, língua, glândulas salivares, vesícula biliar, fígado e pâncreas. Os dentes e a língua são os únicos que tem contato com a alimentação de forma direta, pois auxiliam na trituração dos alimentos bem como na mastigação e deglutição. Os demais órgãos são responsáveis pela fabricação e armazenagem de secreções que auxiliam no processo de decomposição química dos alimentos. O trato gastrintestinal, medido em cadáveres, tem em média 9 metros de comprimento, podendo chegar até 12 metros, mas em um ser humano vivo este tamanho é menor em função da contração muscular natural.

Doenças

Funções

A função primordial do sistema digestório é que o nosso organismo aproveite o que há de melhor nos diversos tipos de alimentos que consumimos diariamente, essenciais a manutençaõ de nosso processo vital. Para que ocorra a digestão dos alimentos eles devem sofrer modificações de ordem química e física durante o processo, que tem seu inicio na boca e passam por diversas etapas.

Anatomia

Etapas

As etapas basicas são a mastigação onde os alimentos serão parcialmente desintegrados através de um processo mecânico e também químico; a deglutição que é a condução do alimento pela faringe até o esofago; a ingestão que se dá quando o alimento é introduzido no estômago; a digestão que é o desdobrameto dos alimentos em moléculas um pouco mais simples; a absorção que se trata do processo ocorrido nos intestinos e por fim a defecação onde as substâncias que não foram digeridas são eliminadas do nosso corpo.

Sistema Digestório

Bons Hábitos

Sendo o processo digestivo tão complexo e envolvendo a participação de vários órgãos, vale lembrar que uma boa formação de hábitos pode facilitar a digestão e consequentemente a nossa qualidade de vida, pois todo este procedimento tem o intuito de suprir o nosso organismo de vitaminas e nutrientes essenciais a nossa sobrevivência, transformando-os através de alterações de ordem física e química. Uma alimentação balanceada associada com atividades físicas regulares e a ingestão de bastante água favorecem o bom desempenho de nosso organismo e de nossa saúde de um modo geral. As novas tecnologias os permitem conhecer cada vez mais sobre o fucionamento do corpo humano e, de posse destas informações, devemos agir de forma a evitar muitos probemas de saúde como a diabetes, a obesidade, o colesterol e tantas outras que geralmente estão associadas aos nossos hábitos alimentares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *