Sistema Vestibular

Sistema Vestibular

Quase ninguém sabe sobre esse sistema e estrutura do nosso corpo. No entanto, temos sim um processo com esse nome e ele influencia muito nas relações de equilíbrio do corpo humano. Esse sistema trata-se de um conjunto de estruturas internas da região do labirinto ósseo que por sua vez fica no aparelho interno do ouvido.

Ele faz parte do sistema sensorial do nosso corpo e trabalha no fornecimento de informações ao cérebro, tanto de informações referentes ao movimento e locomoção do corpo, posição da cabeça e ainda sobre a orientação no espaço. No entanto, as suas funções não param por aí, elas vão além e está relacionado também, com outras funções motoras, tais como manter o equilíbrio e estabilização da cabeça e do corpo.

Apesar de sua parcela principal ficar na região do ouvido interno, há também outros componentes distribuídos em nosso corpo. Dentro do ouvido eles ficam em um sistema de compartimentos conectados entre si, esse sistema se chama labirinto vestibular e ele possui tanto canais semicirculares quanto os órgãos otólitos que contém receptores.

Como Funciona o Sistema Vestibular

As primeiras sensações vestibulares se iniciam no ouvido interno que está no labirinto vestibular, há uma série de câmaras interconectadas que são contínuas com a cóclea. Os componentes mais reconhecíveis do labirinto vestibular são os canais semicirculares, esses canais para quem não está familiarizado são três tubos que temos, que estão em ângulos retos em relação um ao outro e cada um deles define os planos giratórios da nossa cabeça. Esses movimentos da cabeça em torno de um eixo são chamados de aceleração rotacional e podem ser contrastados com a aceleração linear, que envolve movimento para frente ou para trás.

Já os canais semicirculares são preenchidos com um fluido que é chamado de endolinfa, sua composição é semelhante ao fluido intracelular encontrado nos neurônios. Quando há o movimento da cabeça, há o movimento da endolinfa através do canal que corresponde ao plano do movimento. A endolinfa nesse canal semicircular flui para uma expansão do canal chamada ampola. Dentro da ampola há um órgão sensorial chamado crista ampolar que contém células ciliadas, que nada mais são do que os receptores sensoriais do sistema vestibular.

Sistema Vestibular

Sistema Vestibular

Quando os estéreocílios das células ciliadas sentem o movimento, nas pontas são abertos os canais de íons, mas isso acontece somente por uma fração de milissegundo, o que na verdade é mais que suficiente para permitir que os íons passem pelos canais iônicos. A despolarização das células ciliadas que é gerada faz com que aconteça a liberação de neurotransmissores e uma consequente estimulação do nervo vestibulococlear.

Quando há uma distorção da cúpula, isso leva ao movimento das células ciliadas e causa uma estimulação do nervo vestibulococlear, esse por sua vez passa para a frente as informações sobre o movimento da cabeça, essas informações vão para os núcleos vestibulares tanto no tronco cerebral, quanto para o cerebelo. O sistema vestibular usa essas informações sobre o movimento obtido pelos canais semicirculares e órgãos otólitos para manter o equilíbrio, a estabilidade e a postura.

Agora um exemplo da funcionalidade do sistema corporal vestibular é o reflexo vestíbulo-ocular, mas muito poderiam se perguntar em que consiste esse reflexo, a resposta é que é um mecanismo que envolve as ligações que acontecem entre o sistema vestibular e os músculos dos olhos, isso consequentemente permite que possamos olhar em um ponto fixo. Nos momentos, em que por algum motivo há a interrupção do funcionamento do sistema vestibular, que pode ser causada ou por causa de doenças, ou por causa de intoxicações e anestésicos, tal como o álcool, esse sistema como reação gera algumas sensações, entre elas estão a vertigem, com consequente perda de equilíbrio e ainda a náusea.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *