Sono Interrompido Após o Parto

Saúde da Mulher

Estudos recentes demonsraram que o sono fracionado pelo choro do bebê, na mulher que está passando pelo período do pós-parto pode ocasionar nela, problemas de saúde como depressão, distúrbios na memória, irritabilidade,e até afetar sua produção de leite, pois é quando dorme que produz o hormônio chamdo de prolactina.

Dormir Ajuda na Amamentação

Dormir Ajuda na Amamentação

Importância do Sono

O sono é muito importante para todas as pessoas, pois é através dele que repomos nossas energias. No caso da mulher que está amamentando, ele ajuda nesse processo, pois quando ela dorme, ocorre a liberação do hormônio responsável pela produção de leite, conhecido como prolactina. Nos primeiros meses de vida, o bebê, tem o chamado sono polifásico, que é caracterizado pelo fato deles dormirem e acordarem várias vêzes durante o período noturno, fazendo com que as mães também entrem nesse ritmo, e acabem dormindo um sono insuficente e prejudicial à sua saúde.

Sono

Sono

Funções do  Sono

Os pesquisadores do sono, informam que ele tem várias funções, sendo que a principal delas é restabelecer o bem-estar mental e físico da pessoa.Quando o indivíduo não consegue dormir bem à noite, ele não consegue ter condições adequadas para enfrentar sua jornada diária, pois durante o período do sono é que memória se consolida. Nas mulheres que acabaram de gerar uma criança,  é no momento que estão dormindo, que ocorre a liberação do hormônio responsável pela produção do leite materno, chamado de prolactina. Em virtude desse fato é que elas devem ter um sono tranquilo na época do aleitamento, aproveitando todos os momentos que seu filho estiver dormindo, para dormir também e fazer com que sua produção de leite fique preservada.

Qualidade e Quantidade do Sono

Para os especialistas, o período ideal para se ter um sono benéfico ao organismo é em torno de oito por horas por noite, porém esse tempo é variável, pois há pessoas que ficam satisfeitas com menos de seis horas,normalmente as que trabalham no período noturno, enquanto outras precisam de mais de nove horas para se sentirem bem. Porém a continuidade e a profundidade com que as pessoas dormem são tão importantes, quanto o tempo que passam dormindo, pois não adianta um sono de nove horas,se o indivíduo acorda a todo momento, pois com certeza ao despertar, ainda se sentirá cansado.

Sono Interrompido

Sono Interrompido

Quando o ato de dormir é fracionado, não reparador, como no caso de mulheres que acabaram de gerar um filho, isso pode ocasionar um grande cansaço emocional e físico, distúrbios de memória, irritabilidade, depressão e problemas no aleitamento. Nesse período a mulher deve ficar atenta, aos problemas que a falta do sono pode ocasionar,e em caso de complicações mais sérias,um profissisonal deve ser consultado imediatamente,para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, que beneficie tanto a mãe quanto o bebê.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *