Taquipneia
Esse nome não é conhecido por grande parte da população, é um nome difícil e complicado, no entanto ele serve para designar algo que é bem mais comum do que você imagina, os problemas de respiração acelerada. Essa respiração acelerada hoje, mais do que em qualquer outra época da história humana, é absolutamente comum de acontecer.
Entre os motivos causadores desse problema pulmonar, estão os mais diversos motivos, sendo que os mais graves são quando já existe uma doença pulmonar acontecendo no organismo de uma pessoa. No entanto, há outros motivos que podem desencadear a taquipneia, tal como a qualidade do ar, a umidade atmosférica do ar, o local onde você está, a altitude, alergias e até mesmo problemas relacionados com fatores psicológicos, como ansiedade, ataques de pânico, crises e ataques em geral ligado à euforia, entre outros.
Respiração Normal
Como acontece uma respiração considerada normal para nós seres humanos? A respiração muitas vezes é tratada e designada como ciclos, um ciclo inclui inspiração e em seguida, a expiração de ar por uma pessoa, sendo que esse ar passa pelos seus pulmões. Durante as diferentes fases da vida, infância, adolescência, vida adulta, melhor idade, terceira idade, etc, as pessoas têm diferentes padrões de respiração, diferentes padrões do que é considerado normal ou preocupante.
Um exemplo disso, é que normalmente os bebes ou crianças muito novinhas, tem mais ciclos de respiração por minuto do que uma pessoa mais velha, se isso acontecer com seu recém nascido, não se assuste de primeira, sempre é válido consultar um médico para maiores informações, no entanto, esse quadro médico que acontece com uma certa frequência, é chamado por muitos de taquipneia transitória e com o tempo o organismo vai se normalizando e adaptando.
Já nos organismos adultos a respiração que é tratada como sendo dentro dos padrões normais é aquela que tem cerca de 12 a até 20 ciclos (inspiração e expiração) por cada minuto, ou seja, a cada 60 segundos. Para se detectar esse quadro de taquipneia deve ser medida a frequência respiratória da pessoa, ou com aparelhos específicos, ou até mesmo visualmente.
Principais Causas
A seguir vamos citar alguns dos fatores mais comuns de causarem a taquipneia, pois na verdade existem muitos e cada um tem suas especificidades atreladas a ele. Cada um terá seus diferentes tratamentos e cuidados a serem tomados, por esse motivo o acompanhamento médico é importante para pessoas que apresentem taquipneia, seja em qualquer idade a que ela apareça, pois, cada caso é um caso e o tratamento tem que ser direcionado às causas do problema e não apenas aos seus sintomas.
- Exercícios físicos: É normal quando as pessoas fazem uma atividade física, principalmente atividades de alta intensidade, tal como as aeróbicas a respiração ficar acelerada por um certo tempo, até que a pessoa relaxa e volte ao normal. O que não é normal é esse quadro se prolongar por muitas horas ou até mesmo dias, nestes casos a pessoa deve procurar um atendimento médico para descobrir se está com alguma enfermidade que possa estar causando isso.
- Asma: A asma que é uma grave doença respiratória pode gerar sim uma taquipneia, uma vez que ela está diretamente relacionada aos pulmões, a asma deve ser constantemente tratada.
- Bronquite: A bronquite como uma doença pulmonar pode gerar alterações no padrão de respiração.
- Pneumonia: A pneumonia como sendo uma doença pulmonar pode gerar variações nos padrões de respiração, isso deve ser observado e tratado.
- Enfisema pulmonar, edema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica também conhecida como DPOC: Essas doenças assim como as citadas acima também são relacionadas aos pulmões, portanto, elas podem e geram alterações nos padrões de respiração de uma pessoa, como a respiração é fundamental para a sobrevivência humana, o mais aconselhável é que assim que for detectado qualquer alteração a pessoa com essas variações respiratórias vá imediatamente à um hospital para que seja feito um atendimento médico e avaliação do quadro.
- Asfixia: A asfixia é considerada um quadro de dificuldade para respirar, por esse motivo, pode gerar um certo nervosismo e ansiedade, o que acaba por fazer que acontece exatamente o contrário do que se deveria, que é manter a calma, mas o que se vê são muitas das pessoas que sofrem com asfixia tentando respirar ou puxar o ar cada vez mais rápido o que pode virar uma crise de taquipneia.
- Stress: O stress pode gerar alterações em todo o organismo humano, não somente na parte visível do nosso corpo, mas também na parte física interna, pode alterar nosso metabolismo e mudar o funcionamento, mesmo que momentaneamente dos nossos órgãos, entre eles o pulmão e a respiração que também é afetada. Um quadro de muito stress pode gerar graves crises de taquipneia.
- Ansiedade: A ansiedade pode desencadear muitos efeitos físicos e psicológicos nos seres humanos, pode causar a grave crise do pânico, pode alterar os padrões cardíacos e também respiratórios, causando um quadro grave de taquipneia, em crises de ansiedade o indicado é correr para o hospital o mais rápido possível, afinal ansiedade não é simples e nem é brincadeira.
- Síndrome do Pânico: A tão temida síndrome do pânico, que apesar de ser tão temida também é tão comum atualmente, muito mais do que as pessoas imaginam, a sociedade moderna tem um grande número de pessoas sofrendo com esse mal, que pode causar terríveis efeitos e consequências no nosso corpo, tanto imediatos, quanto mais duradouros. Um dos efeitos imediatos pode ser a taquipneia.
- Síndrome de Guillain Barré: Essa síndrome que é uma alteração autoimune, é muito rara, tanto no Brasil quanto no mundo, pode gerar sintomas e efeitos como a taquipneia.
- Insuficiência cardíaca: Essa séria doença trata-se das questões do coração, pois ele passa a não conseguir mais atender todas as necessidades do organismo, uma vez que o fluxo sanguíneo é diminuído, isso pode gerar muitas consequências e sintomas, tais como a taquipneia. Em caso de insuficiência cardíaca procure um médico imediatamente.
Há ainda outras doenças relacionadas ao sintoma e padrão de respiração acelerada (taquipneia), no entanto, esses são os mais citados, e inclusive alguns deles são os mais comuns de estarem atrelados a esses padrões acelerados.
O Que Fazer
Se uma pessoa está com a respiração acelerada, antes de saber se deve correr para um hospital ou não, você deve deitar a pessoa por alguns minutos e observar, se o quadro respiratório não se normalizar e melhorar, aí sim saiba que precisa ir até um hospital e fazer uma consulta, principalmente se a taquipneia estiver acompanhada de outras alterações como uma febre, uma dor no peito ou alterações de cor da pele. Nesses casos o atendimento médico é imprescindível.
Os médicos mais indicados, se for possível escolher no momento do atendimento são, o pneumologista, o cardiologista ou o clinico geral. Na hora do atendimento serão feitas muitas perguntas, tais como perguntas de estilo de vida, perguntas sobre o aparecimento dos sintomas, para esta última é interessante se você conseguir anotar a quanto tempo cada sintoma vem se manifestando, entre outras perguntas.
Quando você de fato é diagnosticado com o quadro de taquipneia o mais importante é sempre seguir as instruções médicas à risca, tomar os medicamentos indicados e acima de tudo levar uma vida mais saudável, dentro dos padrões indicados pelo especialista no caso.