Telemedicina

A medicina vem modificando nos últimos tempos devido as mudanças tecnológicas que acontecem no mundo. Essa mudança não apenas no disposição de equipamentos modernos de última geração que oferecem maior precisão a operações ou equipamentos que oferecem melhores imagens diagnósticas, mas essa tecnologia atingiu também a forma de atendimento ofertado a população. Hoje em dia devido a múltiplos fatores fez se necessário o desenvolvimento da telemedicina, que é a oferta de serviços que são ligados a área da saúde através da utilização de tecnologia de informação e de comunicação. A telemedicina não facilita apenas o atendimento de pessoas que estão naquele momento debilitadas como também possibilita a educação continuada na saúde, facilita pesquisas, avaliações e gestão em saúde.

Com a telemedicina é possível alcançar locais distantes, mas a limitação ainda é que esses locais devem ter acesso a tecnologia, coisa que não acontece em todo o território brasileiro.. Quando é possível dispor de tecnologia a telemedicina tem feito que novas maneiras de ação médica sejam executadas e o contato entre médico e paciente é encurtado. Esse novo jeito de aplicar medicina tem sido usado para publicação de artigos científicos, informar resultados de laboratório, realizar a assistência de pacientes com doenças crônicas, tem sido importante na epidemiologia, para discutir casos clínicos de doenças raras com outros profissionais das mais distantes localidades, para realizar a educação e promoção de saúde, dentre outras utilidades.

Um dos hospitais que é reconhecido por sua qualidade no Brasil e oferece a Telemedicina é o Albert Einstein. Oferecem serviço de atendimento em todo o Brasil para tratar doenças de diversas especialidades clínicas e o atendimento é vinte e quatro horas por dia nos sete dias da semanas. No site do Albert Einstein é possível verificar alguns produtos de telemedicina que oferecem para empresas e escolas, como ambulatório virtual, urgência e emergência, opinião especializada, cuidados com diabetes e telecessação de tabagismo.

Oferecem também produtos para hospitais e clínicas por meio da telemedicina como a realização de visita horizontal diária à Unidade de terapia intensiva, Urgência e emergência para hospitais e clínicas, teleoncologia, ambulatório virtual e teleneurologia. É interessante a forma como é realizado a teleoncologia ou a teleneurologia. Nesses a equipe médica que está na instituição que contratou o Albert Einstein verifica que é necessário a opinião do médico especialista, é disponibilizado imagens através do suporte de telemedicina, se realiza cadastro dos pacientes em uma plataforma e por último é realizada as recomendações por teleconsultoria e essas ficam disponíveis na plataforma criada para caso a equipe precise consultar.

Há também no site produtos para pacientes no geral e nesse setor é ofertado programa de reeducação alimentar, cuidados e orientações sobre o diabetes (que é uma doença que tem sido comum na população geral), serviço de tele baby care, telecessação de tabagismo e opinião especializada. Em serviços como ambulatório virtual é possível até receber medicamentos prescritos eletronicamente, mas essa opção só é possível quando forem queixas de baixa complexidade como casos de febre, dor de cabeça, inflamação de vias respiratórias dentre outras pois há vários casos em que é necessário a presença do médico tanto para a realização de procedimentos quanto para uma análise mais cuidadosa daquele paciente para poder se ter um diagnóstico e tratamento corretos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *