Timidez

Definição

Segundo especialistas da área de saúde, a timidez não é considerada uma doença,sendo somente uma ocorrência comum, sem prejuízos aos indivíduo, ou seja, na essência, ela é uma desestruturação das forças motivacionais que impulsionam às pessoas a enfrentarem os problemas diários. Nesse caso, a palavra enfermidade seria inadequada para ela. No entanto, alguns médicos ressaltam que a ansiedade social e timidez são fatores muito próximos, podendo se tornarem um transtorno psicólogico, se não houver um acompanhamento de um profissional especializado.

Emocional

Problemas Emocionais

Toda a situação em que a pessoa não consegue realizar todo seu potencial, produzir o que é capaz, pode originar um transtorno emocional, já que quando a pessoa é tímida não concretiza seus anseios, mesmo sendo capaz para tal. Alguns especialistas, informam que situações humilhantes sofridas na infância, podem desenvolver um adulto tímido, ou ao contrário, a pessoa fica agressiva no convívio com as outras. No entanto há casos, que revelam que a timidez acomete o indivíduo que nunca sofreu nenhum tipo de punições físicas ou humillhações.

Timidez

Causas da Timidez

Ainda sob estudos que a classificam como área da teoria da personalidade, alguns psicólogos destacam que as causas da timidez podem estar associadas a formação do eu, quando as tendências a realização pessoal são controladas pelos sentimentos, havendo mensagens na infância da pessoa ou de de rejeições ou de concessões feitas mediante alguma atitude em troca. Outra possível causa, seria a não valorização das conquistas das crianças em família, onde os pais não exprimem seus sentimentos de alegria em relação aos filhos. Outra situação que pode contribuir seria o fato dos responsáveis,que apresentam bloqueios psicólogicos,não conseguindo construir um vínculo de afetividade com a criança, o que a tornaria mais segura nas decisões tomadas durante sua vida. Outro fator poderia ser o fato da pessoa se perceber diferente, em alguns aspectos das outras, por qualquer limitação física, podendo levá-la a assumir comportamentos tímidos, limitando cada vez mais seu convívio social.

Fobia Social

Lidando Com o Problema

A timidez pode ser modificada, mas não curada, já que não se trata de doença. Todo processo psicólogico pode ser alterado, desde que na vida das pessoas, seja introduzidas algumas variáveis que possam mudar esse comportamento, quando o indivíduo passa a ter um grande número de opções, para que possa conduzir seu problema de forma satisfatória, e um procedimento indicado, é a psicoterapia que com certeza auxiliará a pessoa a conseguir conviver com esse aspecto de sua personalidade. Nem sempre a insegurança faz parte da vida da pessoa tímida, no entanto, em determinadas ocasiões esse processo pode se desenvolver.

As manifestações da timidez são descritas como um processo, segundo as teorias da personalidade. No entanto, esse aspecto pode inibir a pessoa, ao ponto dela deixar de fazer coisas que realmente gosta. Nessa hora, a ajuda de um psicoterapeuta é fundamental, para ajudá-la a vencer às barreiras emocionais que geralmente possui.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *