A Vertigem
Segundo especialistas o tratamento para a vertigem e outros tipos de tontura são eficientes se houver um diagnóstico coerente por parte do profissional que atendeu o paciente. Na maioria dos casos apresentados, através da obtenção de imagens e de exames laboratoriais é possível detectar a causa da enfermidade e aplicar o melhor tratamento, que é a terapêutica adequada à etiologia da doença.
Atualmente o tratamento dos distúrbios do equilíbrio são realizados com várias providências que devem ser tomadas para que a pessoa consiga ter uma melhor qualidade de vida, como por exemplo: Utilizar de maneira adequada as medicações antivertiginosas, através dos vários medicamentos que são utilizados, cuja função é deprimir o sistema labiríntico para tratar as tonturas. Vale ressaltar que a escolha do remédio adequado a cada indivíduo é fundamental para eficácia do tratamento,e essa opção deve ser baseada além do diagnóstico nas reações psíquicas e orgânicas de cada pessoa.
Outras formas de tratar a vertigem é elaborar exercícios personalizados para a reabilitação do equilíbrio; Corrigir a dieta alimentar do paciente excluindo alguns alimentos que possam agravar o problema; Propor mudança de alguns hábitos que possam constituir possíveis fatores de risco, como por exemplo consumo de café, álcool, fumo, entre outros; e a Cirurgia de vertigem que só deve ser usada em caso de tumores ou tratamentos ineficazes em determinadas enfermidades.
Salete Dias