Vários Tipos de Biópsia

Vários Tipos de Biópsia

A Biópsia e um exame, em que através da remoção de células ou tecidos do corpo do paciente, é possível analisar se há algum tipo de quadro inflamatório, processo infeccioso ou presença de tumores benignos ou malignos. Segundo especialistas na área de saúde, os principais tipos de exame de biópsia que são realizados pelos pacientes são:

Biópsia Excisional

Vários Tipos de Biópsia

Vários Tipos de Biópsia

Nesse tipo de biopsia, todo material suspeito é retirado para análise através de um procedimento cirúrgico. Normalmente é usada em caso de linfonodos com tamanho aumentado, principalmente na regiões da virilha ou axila do indivíduo.

Punção Aspirativa

Sintomas

Sintomas

De acordo com os especialistas, a punção aspirativa consiste na introdução de uma agulha em uma área corporal, onde haja um nódulo suspeito, que precise ser retirado para análise. Normalmente, a punção aspirativa é indicada para casos onde existem nódulos na mama e na tireóide, além de linfonodos de tamanho aumentado. Outro órgão em que também pode ser usada é o pulmão, para detectar possíveis tumores malignos, ou então, processos infecciosos em curso.

Biópsia Incisional

Tratamentos

Tratamentos

Na biópisia incisional, os especialistas fazem a extração de somente fragmentos dos órgãos que sofreram lesões através de um procedimento cirúrgico. Normalmente esse tipo de biópsia só é realizado em casos de lesões de grandes extensões.

Biópsia Endoscópica

Na biópsia endoscópica, como o próprio nome já sugere, os fragmentos da lesão são pinçados por profissionais especializados em cirurgias endoscópicas, ou, através do procedimento de ultrassonografia por endoscopia.

Biópsia Externa

A biópsia externa é realizada com anestesia local em áreas corporais, como mucosas ou pele do paciente. Normalmente esse tipo de biópsia é necessária quando o médico que está acompanhando a pessoa suspeita de algum tipo de tumor maligno na pele, que não pode ser detectado através de um exame clinico comum.

Biópsia de Medula Óssea

A biópsia de medula óssea é a mais conhecida pelas pessoas em geral, consistindo na coleta de fragmentos de ossos da medula com amostra retirada da bacia do paciente, procedimento que geralmente é realizado com o uso de anestesia. Esse tipo de exame é indicado, em situações onde há suspeitas de tumores cancerígenos que tenham afetado a medula óssea, onde são analisadas as principais doenças sanguíneas, em especial a leucemia.

Biópsia de Linfonodo Sentinela

Esse tipo de biópsia é realizado para identificar as metástases em casos de tumores na mama e na pele. O procedimento é feito com a remoção do linfonodo sentinela, que é analisado para verificar a presença de possíveis células cancerígenas no organismo do paciente. Na realidade, esse tipo de biópsia foi criado, baseado na concepção de que as células cancerosas se espalham pelo corpo humano de maneira ordenada, a partir de um tumor chamado primário, que migra para os linfonodos sentinelas e na sequência, atinge os linfonodos que estão mais distantes.

Quando o resultado do exame é negativo, isso significa que o câncer ainda não afetou todo o sistema linfático do indivíduo. Porém, se o resultado for positivo, indica que o tumor pode ter se espalhado para outras áreas além do linfonodo sentinela. De posse dessas informações, os especialistas da área médica podem determinar em que estágio está a enfermidade e a partir daí, escolher qual a melhor terapêutica para ajudar na cura do paciente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *