Existem dois tipos de pneumonias: as bacterianas e as virais. As pneumonias de causas virais começam com um resfriado que vai agravando aos poucos, além do aparecimento de febre de até 38,5°C, respiração rápida e curta e tosse. Já as pneumonias do tipo bacterianas têm seu aparecimento de forma inesperada, com febre acima de 39°C, tosse, respiração ofegante e curta. A criança também pode ter perda do apetite e ficar desanimada, caso o desânimo continue após a febre controlada, deve-se ficar atento e procurar o médico rapidamente.
O tratamento das pneumonias é feito com antibióticos quando se trata de pneumonias bacterianas e, dependendo da gravidade do caso, pode ser administrado por via oral. Já as pneumonias virais, não são tratadas por antibióticos, visto que vírus não são afetados por antibióticos. Portanto, nesse caso, se recomenda repouso, ingestão de líquidos, medicamentos para a febre, e se necessário inalações para ajudar na respiração.
Contudo, existem medidas que auxiliam na proteção da criança contra a pneumonia, como por exemplo, manter o cartão de vacina da criança em dia, ter o habito da lavagem das mãos, tanto da mãe quanto da criança, evitar expor a criança a fumaças de cigarro e outros tipos, além de amamentar até os seis meses de vida. Assim, caso a criança apresente algum sinal de febre ou resfriado forte, procure o pediatra o mais rápido possível, a pneumonia tem cura, mas se não for tratada pode levar a morte.