É muito comum ouvirmos falar que o alguém está com sarna, que associamos sempre a um prurido intenso. Mas o que é sarna, você sabe? Cientificamente falando, a sarna é chamada de Escabiose e esta tem alguns tipos diferentes. Um tipo muito grave e também muito raro de sarna é denominado de Sarna Norueguesa, ou mesmo de Sarna Crostosa.
A Sarna Norueguesa é caracterizada, principalmente, pelo elevado número de parasitas na pele e é mais comuns em paciente imunodeprimidos, ou seja, apresentando baixa imunidade. As lesões apresentadas na pele são crostosas, descamam, têm coloração acinzentada e atingem, principalmente, as palmas dos pés e mãos e o couro cabeludo.
O diagnóstico consiste em exame clínico e deve ser meticuloso para diferenciar de psoríase, eczema, reações a venenos e dermatite atópica. O tratamento é medicamentoso via oral e de uso tópico (e deve ser evitado a auto-medicação, por isso é inevitável ir ao médico). Os sabonetes acaricidas devem ser poupados, pois são ineficazes devido a pouca concentração dos fármacos e pela grande irritabilidade que causa na derme.
no images were found