Sífilis

Vamos tratar de um assunto muito sério que é a Sífilis, uma doença transmissível que se não tratada traz sérias consequências ao organismo, chegando até mesmo ao óbito, dada a gravidade dos sintomas e a agressividade com que ataca os órgãos internos do portador.

A Doença

É uma das mais graves doenças sexualmente transmissíveis. É transmissível por uma bactéria residente na corrente sanguínea e que é expelida durante o ato sexual, podendo avançar de diversas maneiras, dependendo no caso de como se encontra o sistema imunológico do paciente infectado. Caso o portador não saiba que está com a doença, ela pode evoluir lentamente e atingir o terceiro e mais grave estado somente com o passar de anos.

Sexualmente

Sintomas de Sífilis

Após o contágio provocado pela bactéria, a sífilis demora até um mês e meio para apresentar o primeiro sinal de que está presente no organismo, manifestando uma ferida de tamanho grande e sem percepção de dor, a que chamamos de cancro, localizada geralmente no órgão sexual, que é a área onde houve o contato com a pessoa infectada. Depois de manifestado, o cancro fica por algumas semanas e desaparece, dando a impressão de que está tudo bem.
Com o desaparecimento do cancro, que indica o término da primeira fase da doença, há um tempo de latência de aproximadamente um mês para que se apresente o segundo quadro dos sintomas da sífilis, que é caracterizado pelo aparecimento de manchas e vermelhidão, primeiramente nas mãos e na sola do pé seguidos por vezes de manchas ao redor da mucosa bucal e também no nariz. As manchas decorrentes desta fase da doença se apresentam como lesões na pele de cunho arredondado e são peculiares porque não apresentam coceira ou prurido. Ainda durante esta fase, a doença pode apresentar outros tipos de manchas pela pele, íngua, sintomas de gripe e a queda localizada de cabelo em alguns locais do couro cabeludo, das sobrancelhas ou da barba nos homens.
Depois dessa fase, os sintomas desaparecem novamente e, quando chegam a esta fase sem tratamento, a sífilis deteriora tecidos internos, danifica lentamente o tecido do coração e dos outros órgãos, o que geralmente se traduz na morte do paciente.

Tratamento

Apesar de ser muito nociva internamente, a sífilis é uma doença perfeitamente tratável, caso esteja no início da infecção. Como se trata de doença infecciosa causada por bactérias, o tratamento nas fases iniciais é feito à base de doses de penicilina, o que não impede quem tenha alergia ao remédio de ser tratado com um antibiótico alternativo caso não possa ser ministrada a injeção de penicilina. No caso do antibiótico oral, deve ser ingerido por um mês e caso utilize a penicilina são 3 semanas consecutivas de injeções. Uma vez realizado o tratamento completo, você não transmitirá sífilis à ninguém, a não ser que faça sexo sem proteção novamente com um parceiro infectado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *