Um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres atende pelo nome de “Varizes”. Muitas sofrem com as veias dilatadas e além de dor, também enfrentam o desgosto de ver as suas pernas com verdadeiros “mapas” traçados por essas veias tortuosas. Para quem sempre quis saber mais sobre o assunto, separamos algumas dicas de como tratar e prevenir as varizes.
O Que São Varizes?
A primeira pergunta a se responder dentro desse tema é o que são varizes, pois nem todo mundo sabe exatamente do que se trata. Pois bem, as varizes também conhecidas como Varicosas ou simplesmente Veias, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas.
As veias são vasos sanguíneos que carregam sangue de vários tecidos espalhados pelo corpo para o coração. Um mecanismo utilizado pelas veias para fazer esse transporte é o de válvulas que ajudam o sangue a fluir até chegar ao coração.
A partir do momento que as válvulas não funcionam como deveriam, o sangue retorna e vai formando poças. Dessa forma as veias incham e formam as varizes. Muito mais do um problema estético, as varizes também são um problema sério de saúde, pois podem causar dores no corpo como um todo e também uma sensação de cansaço.
Apesar de ser bem mais comum que as varizes apareçam nas pernas, também podem ser vistas em outras partes do corpo. No geral, as varizes não são complicações médicas, porém, podem causar muita dor ao paciente e dessa forma, precisam de tratamento.
http://www.youtube.com/watch?v=Wy5SqYx2iG0
O Que Causa as Varizes?
A hereditariedade é um fator que pode contribuir para o aparecimento das varizes, porém, existem outros fatores. Estudos apontaram que as mulheres têm muito mais chances de desenvolver a doença que os homens.
Alguns dos fatores que ajudam no aparecimento das varizes são tomar pílulas anticoncepcionais, permanecer muito tempo em pé, sedentarismo, excesso de peso, fumo dentre outros.
Observar se outras pessoas da família sofrem com as varizes pode ser importante para começar a desenvolver o hábito de prevenir, ou seja, ter uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas e também outros cuidados. Falaremos da prevenção a seguir de forma mais detalhada.
Os Sintomas
Não é apenas porque a sua pele é muito branca e você vê as suas veias que você tem varizes. Essa é uma preocupação de muitas pessoas. Na verdade, as veias que devem causar preocupação são aquelas que causam dor e cansaço nas pernas.
Além disso, é muito importante que fique claro que é necessário tratar as varizes, pois com o passar do tempo elas podem evoluir para um quadro de saúde pior. Para se ter uma ideia da gravidade, as varizes podem se transformar em doenças como Trombose e flebite (formação de coágulos sanguíneos) que geram feridas difíceis de cicatrizar.
Uma boa dica é ficar atento aos vasinhos que se formam nas pernas, pois os médicos alertam que pessoas que sofrem com varizes tendem a ter formação desses vasinhos. Em geral, as pessoas que tem varizes apresentam veias pronunciadas nas pernas (lembrando que as varizes podem aparecer em outros locais do corpo).
O peso nas pernas e veias muito azuladas também são um sinal de alerta para o problema. De todos esses sintomas, nenhum é mais significativo do que a dor, pois não é normal que as suas veias doam.
Como Tratar
O tratamento das varizes é feito com medicamentos orais, uso de meias de compressão elástica e também com uma técnica chamada de escleroterapia (aplicação de injeções com substâncias que tem como responsabilidade secar os vasos). Essas técnicas são usadas nos casos que não são considerados tão sérios ou avançados.
Quando o problema está muito avançado, é necessário realizar cirurgias convencionais ou a laser. Porém, não podemos dizer que um método é mais eficiente do que outro, pois as veias doentes tendem a responder de formas diferentes a cada tipo de tratamento.
Em grande parte dos casos, os pacientes são submetidos a mais de um tipo de tratamento para conseguir ter o problema controlado e resolvido. Uma forma de aliviar as dores causadas pelas varizes é elevar as pernas no final do dia. Dessa forma, é mais fácil aliviar a sensação de cansaço.
Como Prevenir as Varizes
Antes de ter que passar por todos esses processos que descrevemos aqui, a descoberta dos sintomas e um tratamento é possível para prevenir o problema. As pessoas que tem parentes que tem esse problema devem ficar mais atentos a essa doença.
Uma forma muito simples de prevenir o aparecimento de varizes é manter uma vida saudável. Se você evitar ganhar peso ou mesmo permanecer em pé ou sentado durante muito tempo no dia, já estará contribuindo e muito para a prevenção.
Mantenha uma dieta sempre rica em fibras para evitar a prisão de ventre e possível ganho de peso. A prática regular de exercícios e caminhadas também é um fator decisivo para evitar esse problema.
As mulheres precisam ter uma atenção extra para esse problema durante a gravidez. Uma boa dica é usar meias de compressão durante a gestação. As pessoas que praticam musculação devem seguir a risca o plano de exercícios proposta pelo profissional da academia, pois aumentar muito a carga de uma só vez também pode acarretar no aparecimento de varizes.
Os Tipos de Varizes
Outra questão que é bem importante de destacar é que existem diferentes tipos de varizes, aquelas de pequeno, médio ou grande porte. Identificar qual é o tipo de varizes do paciente antes de começar o tratamento é essencial. Até mesmo para que haja a adequação do tipo de tratamento, como explicamos acima.
O mais importante é procurar um médico logo que os sintomas começarem a aparecer, pois quanto mais tempo passa e mais as varizes se desenvolvem, pior é para tratar. Algumas pessoas podem chegar a ter as pernas totalmente dominadas pelas varizes e por isso mesmo sofrem com dores terríveis.
A dor é com toda a certeza o pior dessa doença, nem mesmo o fator estético pesa tanto na balança dos pacientes com varizes. Vale a pena se cuidar e ficar atento ao aparecimento desse problema. Agora, você já conhece mais sobre as varizes bem como sobre o seu tratamento e prevenção.
tenho muitos vasinhos e gosto muito de praia,gostaria de elimina-los,pois ja fiz muitas aplicações e não adiantou nada.
gostei muito da explicação do medico eu vou fazer uma cirurgia e agora estou mais tranquila obrigada doutor