Segundo especialistas, quase 80 por cento das pessoas adultas sofrem de dor nas costas em algum momento de suas vidas. A pessoa pode ter uma apenas uma dor ao amarrar os sapatos tornando esta simples tarefa, algo difícil de concluir, ou você pode ter uma dor crônica, debilitante que a mantenha na cama por vários dias.
Neste artigo veremos como prevenir e tratar este problema tão comum nos dias atuais, devido, sobretudo a má postura dos indivíduos.
O Que Causa Dores Nas Costas
Embora exercícios regulares (especialmente abdominais) possa fazer muita coisa para ajudar a prevenir as dores nas costas, as atividades de fitness também podem causar problemas, especialmente se a pessoa costuma fazer treinos intensos sem um acompanhamento de um profissional de educação física.
Claro, que as pessoas também podem fazer atividades mesmo não sendo atletas, como levantar indevidamente uma criança ou um saco de mantimentos.
Em muitos casos de dor nas costas, a pior coisa que a pessoa pode fazer é ficar na cama. Isso enfraquece os próprios músculos que precisam ficar soltos e fortalecidos.
Então, o que ajuda a curar a dor nas costas? Muitos casos de dor nas costas desaparecem dentro de quatro semanas sem qualquer tratamento. Se isso não funcionar, a pessoa deverá procurar um acompanhamento médico.
A maioria dos especialistas acredita que grande parte das dores nas costas é de natureza muscular e pode ser tratada com sucesso com os procedimentos não cirúrgicos, como por exemplo, exercícios, massagens, fisioterapia.
A natação, caminhada e yoga parecem ser as melhores atividades para relaxar os músculos das costas. O fortalecimento abdominal supervisionado por um fisioterapeuta experiente em lidar com a dor nas costas pode dar a pessoa imunidade em longo prazo de uma recorrência de dor nas costas.
Se sentir dores nas costas que impedir a pessoa de fazer suas atividades normais, ela deve consultar um médico para descartar quaisquer causas clínicas, como infecções renais ou distúrbios intestinais.
A Coluna Vertebral Humana
Segundo especialistas, a coluna vertebral dos seres humanos é composta de 24 vértebras, amortecidas por 23 discos, dispostas ordenadamente em uma estrutura que é capaz de dobrar, torcer, e remexer constituindo o movimento das pessoas. Este estrutura maravilhosa dá aos indivíduos força e flexibilidade.
No entanto, a maioria das pessoas sofre de dor nas costas. Para alguns especialistas em métodos alternativos de tratamento, como a acupuntura, por exemplo, a má postura é chave do problema, e é muitas vezes esquecida pelos médicos.
O estilo de vida que as pessoas levam, muitas vezes sentadas por muito tempo contribui para a dor nas costas mais do que qualquer outro fator isolado. Ficar sentado sem exercícios de equilíbrio adequados também pode diminuir a qualidade de vida das pessoas.
Os exercícios diários são uma das melhores práticas que a pessoa pode fazer para compensar as longas horas passadas sentada. Estas atividades os podem ser realizadas com movimentos simples de todo o corpo ajudando a reforçar e ativar os músculos destinados a manterem o indivíduo em uma boa postura durante todo o dia.
O Que Pode Causar a Dor Nas Costas
Com exceção de lesões contundentes, a dor nas costas é comumente causada e agravada por: má postura; mau condicionamento físico facilitado por inatividade; doença interna, como pedras nos rins, infecções, coágulos de sangue; obesidade; o estresse psicológico / emocional; a osteoporose (perda de massa óssea).
Ferramentas para Prevenir e Tratar Dores nas Costas
É recomendável considerar os caminhos menos invasivos antes de recorrer à medicação para dor ou cirurgia. Para começar, muitas pessoas não conseguem perceber que muitas vezes a dor nas costas, na verdade, se origina de tensão e desequilíbrio em um lugar completamente diferente de onde a dor é sentida.
Por exemplo, o simples ato de sentar-se por longos períodos de tempo acaba encurtando alguns músculos, e quando esses músculos se tornam cronicamente curtos, podem causar dor.
A realidade é que o desequilíbrio entre as estruturas anterior e posterior dos músculos do corpo leva a muitas das dores físicas que podem ocorrer diariamente. Ao trazer esses músculos para um melhor equilíbrio, a pessoa vai sempre resolver muitos desses desconfortos.
Muitas pessoas acabam passando por procedimentos médicos para aliviar esse tipo de dor, ou acabam tomando analgésicos por longos períodos de tempo. Vejamos como prevenir as dores nas costas:
1. Exercício e atividade física vão ajudar a fortalecer os músculos da coluna vertebral. As pessoas só precisam de uma ou duas vezes por semana, no máximo. Devem ser incluídos exercícios que promovam a força muscular, equilíbrio e flexibilidade. Sempre fazer alguns alongamentos e aquecimentos antes de se envolver em atividade física muito intensa e certificar-se de se concentrar na postura correta e equilibrada;
2. Melhorar os níveis no organismo de vitamina K2 e vitamina D para evitar o amolecimento dos ossos, que muitas vezes pode levar as dores nas costas;
3. Verificar fatores psicológicos. Poucas pessoas querem admitir que a sua dor seja de origem psicológica ou emocional em sua origem, mas há evidência que confirma esta afirmação;
4. Começar a fazer massagem terapêutica regular. A massagem libera endorfinas, que ajudam a induzir o relaxamento e aliviar a dor;
5. Manter o peso compatível com a altura, tentando evitar o sobrepeso;
6. Apoiar-se sempre em volta, evitando curvar-se desajeitadamente. Proteger as costas ao levantar esta atividade, juntamente com a carga, coloca mais pressão sobre suas costas;
7. Dormir em uma cama com colchão adequado, e fazer alongamento antes de sair da cama, sempre que possível;
8. Utilizar cadeiras ou assentos de automóveis que oferecem um bom apoio lombar. Trocar de posições muitas vezes ao se sentar, andar um pouco e fazer alguns alongamentos leves para aliviar a tensão;
9. Usar sapatos confortáveis. Para as mulheres, seria bom não usar saltos altos na maioria das vezes.
10. Beber muita água para aumentar a altura dos discos intervertebrais. E porque o corpo humano é composto principalmente de água, manter-se hidratado irá reduzir a rigidez.
11. Parar de fumar, uma vez que o fumo reduz o fluxo de sangue para a parte inferior da espinha e os discos da coluna vertebral podem se degenerar.
Tratamento da Dor Nas Costas
Considerando o fato de que a maioria dos casos de dor nas costas não é causada por condições inflamatórias, a pessoa provavelmente não precisa deste medicamento, que muitas vezes são prescritos. Além de analgésicos, as injeções de dor à base de esteroides também trazem riscos.
Uma vez que a má postura e / ou movimento inadequado é a culpa pela maioria dos casos de dor nas costas, uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para prevenir e gerir a dor nas costas é se exercitar regularmente e manter as costas e os músculos abdominais fortalecidos.
Salete Dias