Definindo Infecção Urinária
O trato urinário nos seres humanos é o sistema que faz com que a urina seja transportada para fora do corpo. Ele inclui órgãos como bexiga e rins e os tubos que ligam a eles. Quando agentes patogênicos entram neste sistema, eles podem causar uma infecção urinária.
As infecções do trato urinário não são muito preocupantes quando afetam a bexiga. A infecção nesse órgão geralmente não é grave se for tratada de imediato e da maneira correta. No entanto, se a pessoa não cuidar dessa infecção, ela poderá se espalhar para os rins da pessoa. Uma infecção renal é grave e pode causar danos permanentes.
Causas das Infecções Urinárias
Geralmente, os microrganismos patogênicos entram em no sistema orgânico através da uretra, que é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo humano.
Os germes que causam estas infecções geralmente vivem no intestino grosso dos indivíduos e são encontrados nas fezes. Se esses germes entrarem na uretra, podem migrar até a bexiga e os rins, causando uma infecção.
Segundo especialistas, as mulheres tendem a ter mais infecções na bexiga do que os homens. Isto é provavelmente porque elas têm a uretra mais curta, por isso é mais fácil para os agentes patogênicos se deslocarem até a bexiga. Ter relações sexuais pode tornar ainda mais fácil para os germes que causam doenças entrarem na uretra das pessoas.
As pessoas podem ser mais propensas a contrair uma infecção, se elas não beberem líquidos em quantidade suficiente, se elas forem portadoras de diabetes ou se estiverem grávidas.
A chance de que a pessoa terá uma infecção da bexiga é maior se ela tiver qualquer problema que bloqueie o seu fluxo de urina. Alguns exemplos dessas complicações incluem a pessoa ter pedras nos rins ou um aumento da glândula próstata.
Mais vulgarmente, uma infecção urinária ocorre quando as bactérias gastrointestinais (bactérias no intestino) entram através da uretra e começam a se multiplicarem na bexiga.
O sistema de defesa do corpo humano foi projetado para deter esses agentes patogênicos, mas às vezes ele falha, e as bactérias podem se manter e continuarem a se multiplicar causando uma em uma infecção.
As infecções do trato urinário comumente ocorrem em mulheres e afetam a Uretra e a Bexiga, Mas Os Homens Também Podem Ser Infectados, Entre Algumas É Possível Citar:
Cistite (infecção da bexiga): refere-se à inflamação da mucosa da bexiga. Geralmente ocorre quando a uretra e a bexiga normalmente estéreis (sem ataques de agentes patogênicos) são infectadas por bactérias e tornam-se irritadas e inflamadas. A cistite é bastante comum, afeta mais as mulheres do que os homens (mas também pode afetar ambos os sexos).
Uretrite (infecção da uretra): Este tipo de infecção é mais comum nas mulheres, porque a abertura da uretra é próxima do ânus (em comparação com os homens), o que torna mais fácil para as bactérias gastrointestinais infectarem a uretra.
Outras Infecções Possíveis do Trato Urinário incluem:
Ureteritis (infecção dos ureteres): Esses tubos a partir dos rins para a bexiga se tornam infectados
Pielonefrite (infecção dos rins)
Quais são os Principais Sintomas das Infecções Urinárias
A pessoa pode ter uma infecção urinária, se tiver algum destes sintomas: sente dor ou ardor ao urinar; sente que tem de urinar muitas vezes, mas não sai muita urina cada vez que tem essa necessidade; sente a barriga pesada; a urina fica turva ou cheira mal; a pessoa tem dor em um lado das costas sob as costelas. Este é o lugar onde seus rins são; tem febre e sente calafrios; tem náuseas e ânsias de vômitos.
Fatores Que Predispõem às Infecções Urinárias
Alguns fatores foram descritos por especialistas como predisponentes a causarem infecção urinária nos seres humanos, são eles: pessoas portadoras de diabetes, problemas renais, ou um que possuam um sistema imunológico fraco; pessoas maiores de 65 anos; mulheres grávidas.
Diagnósticos das Infecções Urinárias
Para diagnosticar uma infecção urinária o médico vai solicitar ao paciente uma amostra de sua urina, que é testada para ver se tem germes patogênicos que causam infecções da bexiga.
Se a pessoa tiver infecções recorrentes, ela pode precisar de testes adicionais para descobrir o porquê dessa ocorrência.
Os Possíveis Testes de Diagnóstico Podem Incluir:
Teste da urina: para detectar a presença de bactérias. Um teste de urina também irá ajudar o médico a decidir qual o antibiótico que deve ser prescrito.
Urografia intravenosa: Consiste em um corante especial injetado no paciente que aparece em um raio-X. O radiologista observa como o corante se movimenta através do sistema urinário e os problemas são detectados.
Cistoscopia: o médico insere um instrumento de longo e fino, chamado cistoscópio na uretra a fim de ver por dentro da uretra e da bexiga. Há uma lente, no final do equipamento permitindo que o médico visualize as superfícies internas do aparelho urinário. Este procedimento tem a duração de 5 a 10 minutos. A cistoscopia também é eficaz na detecção de câncer de bexiga.
Alguns Testes Adicionais de Diagnóstico São Realizados Se:
- – O paciente for do sexo masculino: a infecção urinaria costuma ser rara em homens. Por isso, o médico tem que ter certeza de que outras possíveis causas foram descartadas.
- – Infecção urinária do trato superior: se o médico suspeitar de infecção do trato urinário superior que têm um maior risco de complicações, uma avaliação mais cuidadosa pode ser exigida do trato urinário.
- – Gravidez: se a paciente estiver grávida, o médico provavelmente vai pedir mais testes.
- – Sangue na urina: outros exames são pedidos em parte para excluir outras doenças e condições, tais como câncer de bexiga.
- -Indivíduos vulneráveis: principalmente os pacientes com o sistema imunológico enfraquecido, como aqueles com diabetes, ou, possivelmente, indivíduos que se submeteram a terapia do câncer.
Tratamento das Infecções Urinárias
Os antibióticos prescritos pelo médico irão curar uma infecção urinária. No entanto, pode ajudar muito se a pessoa beber muita água urinando várias vezes, para esvaziar a bexiga.
Os antibióticos devem ser tomados exatamente como o médico prescreveu. O paciente não pode parar de tomá-los apenas porque se sentiu melhor, pois interferiria no resultado final. É necessário tomar toda a prescrição para que a pessoa não fique doente novamente.
Medidas Que Podem ser Tomadas para Prevenir Infecções Urinárias
1.Beber muita água todos os dias
2. Urinar com frequência. Não tentar segurar a urina
3. Se a pessoa for mulher, deve urinar logo após o sexo
4. As mulheres no período de pós-menopausa devem perguntar a seus médicos sobre o uso vaginal de estrogênio para prevenir infecções urinárias recorrentes.
Salete Dias