Considerações Iniciais
A sede excessiva é uma sensação anormal de sempre ter a necessidade de beber líquidos. Beber muita água é geralmente saudável. Mas o desejo de beber demais pode ser o resultado de uma doença física ou emocional. A sede excessiva pode ser um sintoma de açúcar elevado no sangue (hiperglicemia). Ela pode ser uma pista importante na detecção de diabetes.
A sede frequente também pode ser um sintoma comum. Muitas vezes, é a reação à perda de líquidos durante o exercício ou ao consumo de alimentos salgados.
Causas da Sede Frequente
- Uma recente refeição muito salgada ou picante;
- Sangramento o suficiente para causar uma grande diminuição no volume de sangue;
- Diabetes;
- Diabetes insipidus;
- Uso de medicamentos como anticolinérgicos, ou diuréticos, por exemplo;
- Perda de fluidos corporais a partir da corrente sanguínea para os tecidos, devido a condições como infecções graves ou queimaduras, ou problemas no coração, fígado, ou insuficiência renal;
- Um transtorno mental chamado polidipsia psicogênica.
Sede Normal Versus Sede Frequente
Porque a sede é o sinal do corpo para substituir a perda de água, geralmente é apropriado beber bastante líquidos.
No entanto, para a sede causada por diabetes, a pessoa deve seguir o tratamento prescrito para controlar adequadamente o seu nível de açúcar no sangue.
A pessoa deve entrar em contato com um profissional médico, quando:
- A sede excessiva estiver em curso for inexplicável;
- A sede for acompanhada por outros sintomas inexplicáveis, como visão embaçada e cansaço;
- A pessoa estiver passando de mais de 5 litros de urina por dia.
Nesses casos, o médico vai fazer o histórico do paciente e realizar um exame físico.
Questões da história clínica poderão incluir, entre outras:
- Há quanto tempo a pessoa tem conhecimento do aumento da sede?
- É pior durante o dia?
- Será que se desenvolveu de repente ou lentamente?
- Você está comendo alimentos mais salgados ou condimentados?
- Qual a quantidade de sal que você consome a cada dia?
- Que outros sintomas estão acontecendo ao mesmo tempo?
- Você urina com mais ou menos frequência do que o habitual?
- Você está produzindo mais ou menos urina que o normal?
- Você já notou alguma hemorragia?
- Você está suando mais do que o habitual?
- Existe algum inchaço em seu corpo?
- Você tem uma febre?
Os Testes Que Podem Ser Recomendados Incluem Os Seguintes:
- Nível de glicose no sangue;
- CBC e diferencial sangue;
- O cálcio sérico;
- Osmolaridade sérica;
- Sódio sérico;
- Urinálise;
- Osmolaridade urinária.
Com base na sua avaliação e nos testes, o médico irá recomendar o tratamento, se for necessário. Por exemplo, se os testes mostrarem que você tem diabetes, você precisa iniciar o tratamento para essa condição.
A vontade muito forte e constante de beber líquidos pode ser sinal de um problema psicológico. A avaliação psicológica pode ser recomendada se o médico suspeitar de uma sede compulsiva de caráter emocional. A ingestão de líquidos e suas saídas serão observadas de perto.
Boca Seca, Micção Frequente e Aumento da Sede
Existem condições médicas mais comuns indicadas pelos sintomas de boca seca, micção frequente e aumento da sede, incluindo a infecção do trato urinário, o diabetes, tipo 2 e a desidratação em crianças.
De acordo com especialistas há em torno de 27 condições clínicas associadas com a boca seca, a micção frequente e o aumento da sede. Veremos uma melhor compreensão das causas, e qual o tratamento dessas condições relacionadas.
Infecção do Trato Urinário
Os sintomas de infecção do trato urinário incluem dor ao urinar, vontade intensa de urinar.
Diabetes Tipo 2: Esse tipo de Diabetes pode fazer a pessoa se sentir com fome, cansado, ou com sede, ela pode urinar mais que o normal e ter a visão embaçada.
Desidratação em Crianças: A desidratação, recebendo ou não bastante líquido, causa boca seca e choro sem lágrimas em crianças.
Desidratação em Adultos: A desidratação, recebendo ou não bastante líquido, faz com que a pressão arterial abaixe, e a pessoa sinta fraqueza, tonturas, fadiga e náuseas.
Diabetes tipo 1: Esse tipo de Diabetes pode fazer a pessoa se sentir com fome, cansada, ou com sede, podendo urinar mais que o normal.
Gastroenterite: Gastroenterite é uma inflamação do estômago e do intestino que provoca diarreia e vômitos.
A Doença Falciforme: Os sintomas da doença falciforme incluem infecções repetidas, pele amarela, fadiga, tontura, dor, e muito mais.
Cetoacidose diabética: Os sintomas da cetoacidose diabética incluem boca seca, sede excessiva e vontade de urinar.
Insuficiência renal aguda: Insuficiência renal aguda é repentina e pode causar inchaço, micção frequente escura, fadiga, náusea e muito mais.
Síndroma de Sjogren: Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que na maioria das vezes faz com que os olhos e a boca fiquem.
Refluxo vesico-ureteral: Quando a urina flui da bexiga através dos ureteres até os rins é chamado de refluxo vesico-ureteral.
Síndrome da boca seca (xerostomia): Pessoas com síndrome da boca seca têm um sentimento crônico de secura na boca.
Todos esses sintomas podem estar associados à sede frequente e devem ser acompanhados por um profissional da área médica.
Outras Condições Que Podem Levar à Sede Excessiva
Exercícios ou Atividade Física Intensos: O exercício físico é vital para uma boa saúde, mas exageros podem levar a dores musculares, desidratação, dor de cabeça, e muita sede.
A Ingestão Excessiva de Líquidos: Isso também constitui um problema chamado da hiponatremia cujos sintomas são causados pela quantidade excessiva de líquidos ingeridos, e também incluem dor de cabeça, confusão, irritabilidade, náuseas, e outros sintomas.
A Exposição ao Calor: A exposição excessiva ao calor pode causar tonturas, náuseas, dor de cabeça, fraqueza, batimentos cardíacos acelerados, cãibras musculares, e muita sede.
Hipopituitarismo: O Hipopituitarismo é um raro distúrbio das glândulas hipófise, que pode causar muitos sintomas diferentes.
Síndrome da bexiga hiperativa: Uma bexiga hiperativa pode causar na pessoa uma súbita e forte necessidade de urinar.
Considerações Finais
É preciso que a pessoa consiga distinguir entre a sede excessiva em virtude da ingestão de alimentos muito salgados, ou pela perda de fluido corporal, ou que essa perda seja um indicativo de algum tipo de problema de saúde.
No segundo caso, o acompanhamento médico é fundamental pela quantidade de enfermidades descritas acima que podem acometer o indivíduo, e cujo um dos sintomas é a sede frequente.