A depressão é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo contemporâneo, sendo considerada como a doença do século e atingindo pessoas de todas as idades e classes sociais.
Existem diversas causas para a depressão e também diversas tipos e graus depressivos, no entanto de depressão tem cura, e a pessoa que apresenta os sintomas de depressão deve procurar ajuda médica, pois o agravamento da doença pode trazer conseqüências graves e as vezes pode levar o paciente a tomar atitudes das quais poderá se arrepender mais tarde.
Neste artigo vamos falar da depressão, dos seus sintomas, causas e principalmente das formas de tratamento da depressão, e de como o paciente pode se ajudar superando a depressão.
Causas e sintomas de depressão
São muitas as causas que podem ocasionar um quadro depressivo numa pessoa, os mais comuns são a ocorrência de fatos traumáticos que a pessoa tem dificuldade de superar, a morte de uma pessoa querida, ou ainda pode ser desencadeada por um fato banal, que no entanto traz em si uma série de acontecimentos acumulados ao longo do tempo, ou seja, muitas são as causas da depressão que são agravadas pelos estresse do dia a dia, pelo ritmo de vida da sociedade moderna.
Os sintomas mais comuns são tristeza, desanimo, pensamentos pessimistas, crises de choro, perda ou aumento de apetite, dores de cabeça, estomago ou outras, oscilações de humor, falta de desejo sexual, falta de concentração, insônia ou sôo em demasia, falta de concentração, problemas de memória, etc.. assim como as causas os sintomas da depressão também são muito variados e normalmente a pessoa tem diversos sintomas em intensidades diferentes.
Se você ou alguém que conhece se enquadra nesse perfil, é hora de procurar ajuda pois a depressão é uma doença que se não tratada vai progredindo e pode terminar com a vida de uma pessoa.
Tratamentos para a Depressão
O tratamento da depressão varia de acordo com o nível em que se encontra, em alguns casos pode ser curada somente com terapias, outros somente com medicação, outros casos é indicado às duas formas de tratamento. Há muitos antidepressivos no mercado, e dependendo dos sintomas apresentados o médico poderá indicar a assoiação de dois ou mais medicamentos, para corrigir os sintomas.
Superando a Depressão
É possível superar a depressão, e existem muitas opções, mas além do tratamento medicamentoso e de terapias, o próprio paciente precisa perceber que está doente e procurar ajuda.
Os remédios são eficazes e terminam com quase todos os sintomas da depressão, mas é preciso ter consciência de que as causas que nos levaram ao estado da depressão não vão embora com os medicamentos, portanto é preciso aprender a encarar os problemas, dificuldades e tristezas da vida, com força, coragem e muita fé. A fé é fundamental em nossas vidas e nesses momentos ela mostra realmente todo o seu poder.
Depressão: Se voçe entrou nela, ou ela em voçe, calma !! calma !! fica calminho, porque voçe está no inferno. É tempo de chorar e sofrer, barbaridade cara, voçe se ferrou, e ferrou mesmo !!! não precisa acreditar em ninguém que disser que não é bem assim. ( claro, parece que existe varios tipos de deprê, e graus ). Depressão, é rastejar no chão, é comer capim seco, é o mais alto grau de humilhação que o ser humano pode passar, a dor de uma alma ferida e atormentada.
Para sair deste inferno: Deus, Pisquiatra, paciência, paciência e muita paciência.