As novas tecnologias do mundo contemporâneo trouxeram ao homem moderno muitas facilidades e comodidades, criando um noco estilo de vida, contudo em contrapartida as pessoas se tornaram mais sedentárias. Apesar desta transformação no padrão de comportamento da sociedade atual, o ser humano é um ser ativo por natureza, e que sendo assim necessita se movimentar para o bem estar e a saúde de seu organismo. As condições de trabalho impostas a muitas pessoas os tornam muitas vezes inaptos a este mesmo trabalho muito cedo, em virtude da sobrecarga sofrida diariamente, comprometendo também sua qualidade de vida. Neste artigo nós vamos tratar um pouco sobre a ginástica laboral, uma forma de exercício físico que surgiu para tentar amenizar essas condições do trabalhador do mundo moderno, promovendo o seu bem estar fisico e psicológico, melhorando a sua produção e a sua qualidade de vida.
O Que é Ginástica Laboral?
Ginástica laboral, como o próprio nome define, é o exercício físico coordenado e realizado no ambiente de trabalho, por isso é chamado de “laboral”. A ginástica laboral tem a finalidade de preparar o grupo de trabalhadores para a jornada diária de trabalho, promovendo a saúde e evitando tensões. A ginática laboral pode acontecer no inicio do expediente ou mesmo em um intervalo. Normalmente esse tipo de ginástica se baseia em diversas técnicas de alongamento que devem abordar todas as partes do corpo humano, cabeça, trono e membros, além de exercícios físicos de flexibilidade das articulações e de relaxamento muscular. Os exercícios propostos na ginástica laboral devem ser organizados de acordo com o tipo de trabalho realizado pelos trabalhadores e as exigencias físicas que estes sofrem, devendo ser orientada e coordenada por um professor de educação física, fisioterapeuta ou uma pessoa que tenha recebido orientação especifica para realizar este trabalho.
Origem da Ginástia Laboral
A ginástica laboral foi desenvolvida para atender os interesses economicos dos empregadores, pois estes tinham muitos prejuizos com as fatas dos funcionários em virtude de lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Com o tempo se percebeu que a ginástica laboral além de evitar estes problemas de saúde tambémmelhorou a produtividade dos funcionários, que depois de algum tempo participando das sessões de ginastica laboral passaram a apresentar maior produtividade.
Benefícios Para os Indivíduos
Além dos benefícios considerados pelos empregadores, a ginástica laboral traz muitos outros benefícios aos empregados, além da prevenção e do combate das doenças laborais. Os indivíduos que participam diariamente de sessões de ginástica laboral tem benefícios físicos, melhora seu estado psicológico, o humor, diminui o estresse, a ansiedade, aumenta a concentração, a motivação, a sociabilidade, a disposição física, melhora a agilidade, a resistência, a auto-estima, favorece a integração social, ou seja, melhora a qualidade de vida o indivíduo como um ser integral.