Doenças Parasitárias: Prevenção e Tratamento

As doenças chamadas de parasitárias são aquelas causadas pela infecção (ou infestação) por parasitas como protozoários, insetos ou vermes. Esse tipo de doença é bem comum em países da África, América Central, América do Sul e no sul da Ásia. Trata-se de um tipo de infecção que costuma ser comum em crianças e dentre as quais se destacam a esquistossomose, malária entre outras.

Para se ter uma ideia do quão comuns são as doenças parasitárias saiba que cerca de 6 milhões de pessoas estão infectadas com parasitas. Basicamente os parasitas são seres primitivos que para sobreviver se instalam dentro ou sobre o corpo de seres humanos, insetos ou outros animais.

Onde Ocorrem Doenças Parasitárias?

Os parasitas podem ser encontrados em todos os lugares, porém, tem certa preferência por climas quentes e úmidos. Dessa forma é bastante comum encontrar parasitas na África sub-saariana, América Central, América do Sul, Sudeste da Ásia e subcontinente indiano.

Os locais em que as doenças parasitárias dominam em geral são regiões pobres que não tem condições de tomar medidas realmente eficazes. Dentre as medidas principais estão construir estações de tratamento da água e esgoto, controlar a população de mosquitos e contar com atendimento médico adequado.

Doenças-Parasitárias

Doenças-Parasitárias

Devemos destacar que mesmo os parasitas tendo preferência por climas mais quentes também podem ser encontrados em regiões de clima frio. Os parasitas que se destacam por se adaptar a todos tipos de clima são Giardia lamblia (causador de problemas intestinais), Cryptosporidium parvum (causador de doenças diarreicas) e Trichomonas vaginalis (causador de infecção do trato genital em mulheres e homens).

Doenças Causadas Por Parasitas

Uma doença parasitária é aquela cujo fator de infecção é um parasito protozoário ou metazoário (que pode ser cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). A ciência que se ocupa de estudar as doenças causadas por parasitas é a Parasitologia. Conheça a seguir algumas doenças que são causadas por parasitas.

Amebíase

O protozoário Entamoeba histolytica é responsável por causar uma doença chamada Amebíase. A infecção acontece quando o ser humano ingere alimentos que foram mal lavados e estavam infectados por cistos do protozoário. A forma de cisto é adotada pelo Entamoeba histolytica quando se encontra fora do hospedeiro.

Sintomas

Os sintomas da amebíase incluem desde diarréias agudas (podendo conter sangue) até fortes dores abdominais.

Prevenção

Uma forma bem simples de prevenir a amebíase é manter a higiene sempre dia, lave bem as mãos depois de ir ao banheiro, lave bem frutas e verduras. Além disso, também é indicado evitar o uso de excremento animal como fertilizante para a lavoura e também o combate a insetos que podem se contaminar e assim se tornarem vetores da doença.

Em caso de infecção procure um médico rapidamente, pois é necessário tomar medicação.

Doença de Chagas

A transmissão da Doença de Chagas é feita por um inseto chamado de Barbeiro e que pode ser encontrado em muitas regiões do Brasil. Alguns desses insetos contêm o protozoário Trypanosoma cruzi e quando picam o ser humano acabam transmitindo o mesmo. O protozoário logo adentra o organismo em busca de sangue.

O grande problema não está na picada, mas sim nas fezes que o barbeiro jogar sobre a picada que causa coceira. Quando o indivíduo que foi picado coça acaba jogando as fezes infectadas pelo babeiro na sua corrente sanguínea. A contaminação também pode acontecer através de transfusão de sangue contaminado.

Sintomas

Dentre os prováveis sintomas estão febre, aumento do baço e do fígado, crescimento de um ou mais gânglios linfáticos, inflamação do encéfalo, anorexia, inflamação leve do miocárdio dentre outros.

Doença de Chagas

Doença de Chagas

Diagnóstico da Doença de Chagas

O diagnóstico da Doença de Chagas é muito importante, pois quando a doença evolui para a sua fase aguda pode acarretar em problemas mais sérios como a insuficiência cardíaca. Em alguns casos chega a ser necessário o transplante de coração. Em geral dentre os pacientes em estado agudo, de 20% a 60%, transportam os parasitas permanentemente, o restante se cura.

Confira um vídeo que explica o ciclo de vida do Trypanosoma cruzi no ser humano e outro que explica o ciclo de vida do protozoário no inseto conhecido como barbeiro:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0N4eB1c2xI0

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4gzjFbvCahY

Giardíase

A doença conhecida como Giardíase é causada pelo protozoário Giardia lamblia que pode estar presente na sua forma cística em alimentos mal lavados e em água contaminada. Um dos principais problemas dessa doença é o fato de ela reduzir e muito a absorção de nutrientes do trato digestivo o que pode acarretar numa séria desnutrição.

Sintomas

Os principais sintomas da Giardíase são náuseas, cólicas e diarreias.

Tratamento

Em geral o tratamento dessa doença é feito com um medicamento chamado ornidazol, numa dose única e via oral. No caso de apresentar os sintomas procure um médico para que seja prescrita a medicação necessária.

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença causada pelos protozoários do gênero Leishmania.

Sintomas

O sintoma principal dessa doença também é a sua principal característica, feridas nas mucosas da pele. A forma mais grave de Leishmaniose é conhecida como Calazar ou Leishmaniose Visceral.

Cuidados

Um dos principais inconvenientes dessa doença é o aparecimento de borbulhas vermelhas sobre a pele, feridas que não cicatrizam com facilidade nos pontos em que o mosquito picou. Essas feridas evoluem para cascas e com o tempo a pele vai ficando mais escura. A leishmaniose pode se manifestar nas mucosas da boca, do nariz e também das partes genitais.

Malária

A malária é uma doença que faz parte da história do Brasil principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. A transmissão da doença é feita pelo mosquito Anopheles que possui no seu organismo protozoários do gênero Plasmodium.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns da Malária estão febre, cansaço, dor de cabeça entre outros. Essa doença que existe desde a pré-história pode ser fatal quando não tratada de forma adequada.

Prevenção

A forma mais eficaz de prevenir a malária é erradicar o mosquito e a vacinação quando se vai visitar uma região endêmica do mosquito transmissor.

Toxoplasmose

A transmissão da Toxoplasmose é feita por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário conhecido como Toxoplasma gondii.

Sintomas

A Toxoplasmose pode ser assintomática ou então apresentar dores de cabeça, febre, surgimento de ínguas (gânglios linfáticos inchados) entre outros.

Prevenção

A prevenção dessa doença consiste em manter bons hábitos de higiene e também evitar o contato direto com fezes de animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tirei muitas duvidas..

    janaina lino dos santos 1 de outubro de 2014 20:59
  • estou sem duvida

    Benedito Miguel 3 de Março de 2016 11:52
  • baum

    yohann 19 de setembro de 2020 16:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *