Problemas de Pele Mais Comuns em Bebês

A pele dos bebês é mais fina, ainda em formação, com o organismo aprendendo a combater micro organismos nocivos. Os bebês não são películas de vidro extremamente finas e frágeis que até um sopro derrubaria, mas com certeza são mais delicados. Os cuidados constantes quanto à pele do bebê são necessários, e não apenas medo de mães de primeira viagem.

A pele do bebê e tem menos fibras e colágeno, por isso são mais sensíveis. E como seu organismo ainda está aprendendo a combater os agentes externos e ele não sabe indicar sinais de dor e até mesmo como se coçar, doenças de pele acompanhada de choros podem formar um quadro de terror para os papais e mamães.

Os bebês podem desenvolver muito mais facilmente doenças na pele, mas muitas já previstas no quadro clínico de vida de até dois anos da criança. Pediatras e dermatologistas orientam cuidados básicos com tais problemas, que não são tão alarmantes assim.

Dermatite Seborreica É Uma das Mais Comuns

A dermatite seborreica infantil é uma reação da pele que causa a formação de pequenas crostas amareladas ou brancas no couro cabeludo das crianças. Lembra bastante a caspa adulta, mas é mais fina e pode se estender para as dobras do pescoço e atrás das orelhas, peito e dobras das axilas e virilhas. São bem comuns em crianças gordinhas e com muitas dobras.

A causa desta doença de pele em bebês ainda é realmente desconhecida. Os médicos concordam que cerca de 50 % dos bebês vão desenvolver a doença, causada por um excesso de produção de oleosidade em tais partes. Pode ser genético ou uma pré disposição de acordo com o clima da cidade.

Dermatite Seborreica É Uma das Mais Comuns

Dermatite Seborreica É Uma das Mais Comuns

Os sintomas clássicos de que a criança está com dermatite seborreica são descamações na cabela e dobrinhas. Podem surgir sem prévio aviso e não causam dor, por isso não é preciso pânico. Para tratar, a mãe deve cuidar da higiene da criança, limpando tais locais de forma especial e não agressiva. Sempre que tomar banho ou o bebê estiver suado, é hora de limpara  cabeça e dobrinhas para evitar doenças.

Assadura É Um Problema Comum

Bebês sofrem com assaduras como os adultos sofrem com exposição ao sol diversas vezes ao longo da vida. Os adultos também sofrem com assaduras, mas com os pequenos é diferente. No geral ela surge na região onde a frauda está, pois a urina em contato com a pele e o calor irrita, causando a inflamação.

Assaduras infantis merecem um cuidado especial, pois sua inflamação pode se tornar uma ferida e causar muita dor ao pequeno. Bebês chegam a passar noites em claro com o incômodo de uma assadura na pele. Os primeiro sinais são sempre vermelhidão na pele. Caso a vermelhidão venha acompanhada de choro, a região está inflamada.

Saiba Mais

O tratamento para tal problema diz respeito em especial aos cuidados com o bebê. Ele não deve passar muito tempo com frauda com xixi e receber uma boa higiene na região antes de colocar a frauda de novo. Produtos como pomadas ajudam a evitar a assadura, pois criam uma camada protetora entre a pele e a frauda com urina, evitando a irritação.

Outra dica para os papais é deixar a criança sem frauda por um tempo.  A ventilação da região ajuda a evitar assaduras. O melhor seria por um período mais longo, em especial nos dias quentes. Mas se não for possível, você pode lavar a criança assim que ela fizer xixi e cocô e deixá-la um pouco no berço sem a frauda. Vai demorar um pouco até ela sentir necessidades de fazer tudo de novo.

Brotoeja Pode Ser Constante em Menores de 1 Ano

Você já deve ter ouvido uma vez que brotoeja é comum em crianças. É verdade, mas dá para evitar. Esta irritação na pele surge em forma de bolhinhas e uma irritação leve na pele. Geralmente surge nas regiões que mais acumulam suor no corpo: as dobras de pernas e braços e no pescoço, mas pode se estender por todo o corpo.

A brotoeja é um sintoma comum de qualquer irritação na pele. Costuma surgir quando produtos mais agressivos são usados, como talco com perfume, shampoo inapropriado para bebês e óleos corporais. Por isso existem linhas específicas de itens para recém nascidas e estas devem ser suas únicas opções de compra até ao menos dois anos. Produtos para adultos são muito agressivos para os pequenos.

Mas infelizmente as brotoejas não são apenas causadas por produtos mal selecionados. Uma disfunção no PH da pele da criança também pode causar o problema. Para tratar, o melhor é buscar o médico para recomendar loções próprias e seguir uma indicação de uso do que comprar. Até mesmo os produtos para bebês podem ser demais para a sua criança se ela for hiper sensível em sua pele.

O excesso de calor também pode causar brotoejas. Por isso, em tardes quentes, os pais devem usar roupas mais frescas nos bebês e deixar, se possível, a criança sem camiseta.

Hemangiomas

São manchinhas na pele comuns em recém nascidos. Sua causa é genética, por isso é preciso apenas um acompanhamento de pediatra ou dermatologista infantil para, caso o caso evolua, seja tratado adequadamente. Há medicamentos para controlar a irritação, mas que não é contagiosa e não oferece riscos à saúde, apenas à estética da pele.

Alergias à Insetos

Manchas vermelhas pontuais e o bebê chorando podem ser apenas alergia à picadas de insetos. São comuns e nem sempre dá para evitar a aproximação de um inseto. Por isso é importante fazer o uso inseticida infantil e,se houver choro e vermelhidão intensa, levar a criança ao médico. Uma picada pode se tornar uma inflamação grave se a criança for alérgica ao inseto. Tratamento adequado e uso de cremes receitados será a solução simples para o problema.

Manchas vermelhas pontuais podem ser alergia a um produto em específico ou até mesmo pelo de animal. É importante observar a causa para eliminar o problema o quão breve for possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *