Dor ao Urinar: Causas e Sintomas

A dor ao urinar é bastante comum entre as mulheres, porém também acomete muitos homens e suas causas são as mais variadas possíveis, conforme vamos apontar logo abaixo.

As Cistites

Há diversas doenças que apresentam sintomas semelhantes, ou seja, dor e irritação local ao urinar, orem, qual delas a pessoa sofre dependerá de diagnóstico médico. Dentre as doenças comuns está a cistite bacteriana, que é conhecida popularmente como infecção urinária, e apresenta micro-organismos na urina, mas em outras situações pode não haver quaisquer germes na mesma.

Causas Maiores das Cistites 

Ainda hoje, o que faz gerar alguns tipos de Cistite é desconhecida e também ainda não se tem certeza de que a doença se origine na bexiga. Porém, alguns fatores podem vir a desencadeá-la:

Cistite

Cistite

  • -Causas inflamatórias e infecciosas: costumeiramente, as infecções fortes podem não estar relacionadas às cistites, porém, a fibrose pode ter origem em uma complicação ligada a uma infecção urinária ou recorrente.
  • -Situações psicológicas: talvez por simples coincidência ou não, diversos casos de doenças relacionadas ao trato urinário estão relacionados a situações de depressão e estresse, especialmente entre as mulheres.
  • -Doenças vasculares: pode ocorrer em decorrência de problemas nos vasos sanguíneos.
  • -Doenças neuropáticas: relacionados aos nervos que comprimem a bexiga deixando-a sensível a determinados estímulos.
  • -Doenças autoimunes: aquelas ligadas ao jeito que nosso organismo faz o reconhecimento de si próprio.

Quase sempre as cistites não são doenças isoladas, resultado de um desencadeamento de problemas.

Mais sobre A Cistite

De acordo com especialistas, uma das causas do aparecimento da doença está ligada a perda da capacidade de impermeabilização da mucosa interna da bexiga, que acomete cerca de 70% dos pacientes que sofrem com ela. O contato contínuo e direto da urina com as camadas da bexiga pode ocasionar lesões inflamatórias crônicas das paredes.

Pessoas acometidas por essa doença estão mais propensas a desenvolver outras: como inflamações no intestino, lúpus eritematoso sistêmico, vulvodinia, colite funcional, endometriose, alergias, e ainda a fibromialgia. Porém, não estão ligadas à cistite comum, mas àquelas que apresentam maiores complicações.

Aprenda

Ela é uma enfermidade que afeta até 15% da população, e, como já informamos, tem maior frequência em mulheres, especialmente aquelas jovens e que têm uma vida ativa sexualmente. Além disso, ainda está presente, com maior frequência, em pessoas com diabetes, mulheres grávidas, e naquelas que possuem doença da vesícula, que sofrem com dor ao urinar e disúria.

No sexo masculino, as infecções presentes no trato urinário são bem pouco comum, nos casos em que apresentam dor ao urinar, talvez a mesma seja ocasionada por doenças relacionadas à próstata ou uretrite .

Sintomas

Esses sintomas podem ser diferentes entre mulheres e homens, porém, ambos os sexos, experimentam também uma sensação de picadas, queimadura ou comichão, cuja manifestação pode ocorrer logo no início do processo de urinar ou após. Se a dor é no início é sinal de infecção, se é posterior pode ser problema de próstata ou bexiga.

No caso das mulheres pode também haver dor interna, em decorrência de infecção do trato urinário, ocasionada pela irritação ou inflamação da pele sensível.

Causas:

A infecção na uretra, trato urinário, rins ou bexiga é a causa mais normal de desúria, na qual as infecções mais costumeiras são: infecção da bexiga ou cistite, infecção nos rins, infecção da próstata e inflamação da uretra, e ainda as doenças sexualmente transmissíveis, que também apresentam sintomas parecidos.

Outras Possíveis Causas:

Entre outras coisas que podem produzir dor ao fazer xixi estão:

  • -Lesão local, trauma, irritação causada pela implantação de cateter ou ainda ocasionada através do contato sexual.
  • -Malformações anatômicas ou obstruções, causadas por um ampliamento da próstata ou ainda um problema de estenose uretral.
  • -Dor causada por problemas na parte externa da genitália.
  • -Reação externa ou irritação ocasionada em razão do uso de duchas vaginais recorrentes ou ainda provinda da aplicação de produtos que podem promover uma maior irritação.
  • -Reações hormonais causadas depois da menopausa.
  • -Doenças de origem neurológicas, existentes em razão de condições nervosas que trazem problemas no momento urinar.
  • -Câncer de rim, próstata, bexiga, vulva/vagina ou ainda câncer de pênis, e ainda muitos outros.
  • -Relações com problemas de saúde, como o diabetes mellitus, por exemplo, ou ainda demais enfermidades crônicas que acabam com o sistema imunológico.
  • -Pedras na bexiga ou nos rins.
  • -Determinadas doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamidia.
  • -Medicamentos como os usados no tratamento de câncer, que desencadeiam, como efeito colateral, irritação frequente na bexiga.
  • -Vaginite ou infecção vaginal, Infecção do rim, ou outras infecções causada por leveduras presentes na vagina.

Como É Feito O Diagnóstico

O médico deverá efetuar uma revisão no histórico de doenças do paciente, e ainda incluirá na consulta algumas perguntas relacionadas a sua saúde de maneira geral e ainda se ocorreram episódios anteriores de infecção urinário ou dor ao urinar, da mesma forma que indagará sobre a frequência ao urinar e como o paciente se comporta sexualmente.

Posteriormente, pode também ser solicitado um exame físico, mas dependerá e muito das informações fornecidas no histórico do paciente. Geralmente o mesmo inclui um exame abdominal e ainda outro ligado aos órgãos sexuais externos, como também um exame ginecológico, no caso das mulheres.

Saiba-Mais

Saiba-Mais

Também é aconselhável que se faça um exame de urina, sendo a amostra enviada a um laboratório, e lá é examinada no microscópio saber se há ou não a presença de sangue e ainda células brancas. Além desse exame também pode ser realizado o de cultura de urina, para se observar se há bactérias e se as mesmas estão em grande quantidade, confirmando se é caso de infecção bacteriana, e ainda podendo-se identificar qual bactéria vem causando a mesma. Desta forma é possível ainda se prescrever um antibiótico certeiro no combate à infecção.

O Tratamento de Infecção Urinária:

Se estiver determinado que a dor e a ardência ao urinar estiver relacionada a uma infecção do trato urinário, e a mesma for causada por bactérias, deverá ser tratada com o uso de antibióticos, como já dissemos, ainda que seja importante conhecer bem o que está causando a infecção. O importante, em qualquer caso de infecção de urina é especialmente importante que a pessoa ingira bastante água, para diminuir o desconforto causado pela dor e ardência ao urinar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *