Sintomas e Causas
A TPM (Tensão Pré-Menstrual) atinge cerca de mais de 30 por cento das mulheres brasileiras, e segundo estudos científicos, é mais comum após os trinta anos ou com o nascimento dos filhos, com sintomas diversos e causas múltiplas, ela vem ganhando ao longo do tempo, cada vez mais opções de tratamento. Segundo os médicos especialistas no tema, de acordo com as características de cada mulher, os sintomas podem ser físicos e emocionais.
Sintomas Físicos
Segundo ginecologistas, não há um tratamento padrão para a TPM, sendo seu diagnóstico também bastante variado. Vários aspectos como vida sexual ativa, alimentação equilibrada, e exercício físico regular, aumentam o níve de endorfina, que são substâncias que diminuem os sintomas físicos, sendo os mais comuns, inchaços, cólicas e dores de cabeça. Alguns médicos, prescrevem a combinação de analgésicos, ansiolíticos ou diuréticos, variando de acordo com o perfil e a intensidade do problema em cada mulher.
Suspensão da Menstruação
Os ginecologistas advertem que o uso do anticoncepcional, que diminuem o fluxo menstrual pode melhorar os transtornos ocasionados pela TPM. Outros médicos são até a favor da suspensão da menstruação, pois acham que esse procedimento é recomendável para a saúde da mulher, ja que a tensão pré-menstrual, acontece no período que antecede a menstruação propriamente dita, e se for suspensa, ocorre o equilíbrio hormonal nela, prevenindo doenças como a endometriose e até câncer no ovário.
Outros especialistas são a favor do uso de anticoncepcionais como forma de tratamento, pois esse medicamento ajuda a diminuir os sintomas da síndrome, apesar deles não agirem nos aspectos emocionais e nem físicos, no entanto quando tomados por mulheres na faixa etária de 20 a 35 anos, o hormônio pode ser benéfico à saúde delas. As pílulas atuais ,como por exemplo, pílula do dia seguinte, contem progesterona em nova geração e adrospirenona que são substãncias que aumentam a diurese, contribuindo para eliminar o inchaço nas mulheres.
Além da pílula, utilizada para suspensão da menstruação, outros procediemntos podem ser usados como a injeção trimestral, DIU com hormônios e implantes com hormônios. Os especialistas advertem os possíveis efeitos colaterais como aumento de peso e diminuição da libido em algumas mulheres.
Tratamentos
Segundo médicos especializados no assunto, se a irritabilidade for leve, pode ser tratada somente com fitoterápicos. Quando há um descontrole emocional mais sério, o uso de antidepressivos é recomendável, embora não exista um único remédio que trate todos os sintomas.
Uma classe de antidepressivos com inibidores seletivos na recaptação de uma substância chamada serotonina, é uma medicação que ampliou mais as opções para as mulheres com esse problema. No entanto a fluoxetina, até os dias atuais, ainda é a substância que apresentou melhor resultado, reduzindo em mais de 60 por cento os sintomas principais de inchaço,cólica e dor que tantam incomodam a mulher.
Salete Dias