O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças. Durante muito tempo se desconheceu o potencial nocivo do cigarro, porém, pesquisas e observação de fumantes permitiu que os cientistas encontrassem evidências palpáveis do papel predominante do cigarro para a deterioração da saúde.
Todos os anos milhões de pessoas no mundo todo vêm a óbito devido a doenças causadas pelo tabagismo. O cigarro é composto por uma grande quantidade de substâncias tóxicas para o organismo que acarretam no desenvolvimento de doenças. Além dos fumantes ativos existe o risco de desenvolvimento de doenças em fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).
Conheça as Principais Doenças Causadas pelo Cigarro
Câncer de Boca
Caracterizada por nódulos e feridas que não cicatrizam, essa doença, tem status de rara podendo ser tratada com radioterapia, cirurgia e/ou quimioterapia.
Câncer de Pulmão
Dentre os sintomas estão tosse que pode ser acompanhada de sangue e perda acentuada de peso. Os tratamentos dessa doença incluem radioterapia, cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e uso de drogas específicas.
Câncer de Estômago
Uma doença que pode ser assintomática, quando apresenta sintomas eles incluem sensação de náusea, azia, sensação de inchaço após comer. Na lista de possíveis tratamentos estão uso de medicamentos, cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Câncer de Laringe
Pode causar rouquidão e mudanças na voz assim como tosse constante, dores para engolir, dificuldade para perder peso e nódulos na garganta. Pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Leucemia
No início da doença a Leucemia não costuma apresentar sintomas, geralmente quando os sinais da doença aparecem consistem em perda acelerada de peso, fadiga, sangramentos e aparecimento de hematomas. Nos casos de leucemia de crescimento lento o tratamento consiste no monitoramento enquanto nas graves pode incluir quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco.
Enfisema nos Pulmões
Os sintomas dessa doença que tem como principal causa o tabagismo estão respiração em ritmo ofegante, sensação de falta de ar, dificuldade para respirar. O tratamento deve ser adaptado para cada paciente atendendo as suas necessidades, uma das principais medidas é evitar fumaça e poluição. Podem ser necessárias sessões de fisioterapia respiratória.
Bronquite
Dentre os sintomas de bronquite estão febre e calafrios, ronco e presença de chiado no peito, desconforto no peito, fadiga e presença de tosse com muco. Os tipos de tratamento possíveis são medicação com xaropes adequados, antibióticos e antialérgicos.
Infarto do Miocárdio
Trata-se de um ataque do coração, uma emergência médica, cujos sintomas são dores e aperto no peito, sensação de fadiga, tontura, ritmo cardíaco acelerado e grande ansiedade. Os métodos de tratamento incluem mudança de estilo de vida, uso de medicamentos, cirurgia de by-pass e endopróteses.
Trombose Venosa Profunda
Doença extremamente grave apresenta como sintomas dores na perna ou especificamente na panturrilha assim como inchaços. Os tratamentos para o problema podem ser feitos com meias de compressão, uso de medicamentos anticoagulantes e cirurgia vascular.
Impotência Sexual
Uma das principais preocupações dos homens fumantes, pois o problema consiste na dificuldade de ter e/ou manter uma ereção. A primeira estratégia de tratamento adotada pelos médicos é avaliar as causas do problema tentando trata-las. Quando isso não traz resultados partem para tratamentos com dispositivos e medicamentos.
Aneurisma Arterial
Os aneurismas podem se formar no cérebro, joelho, baço ou intestino. Representam verdadeiras bombas-relógio que podem causar hemorragias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo óbito. Os tratamentos que podem ser empregados variam bastante podendo incluir cirurgia de emergência.
Úlcera do Aparelho Digestivo
Os sintomas de úlcera incluem sensação de inchaço constante e dificuldade para beber água, dores no abdômen, náuseas e vômitos, dores no peito, fezes com sague e de coloração escura. Os tratamentos incluem medicamentos e acompanhamento constante.
Além das doenças citadas acima o cigarro pode ser responsável pelo desenvolvimento de outros problemas de saúde então o melhor que você pode fazer pela sua saúde é parar de fumar. Se você é fumante pense também nas pessoas que te cercam que podem estar sendo fumantes passivas tendo chances de desenvolver problemas de saúde também.
eu achei interessante mais galera vamos parar de fumar nehhhhhhhhh
CURSO COMO DEIXAR DE FUMAR EM 5 DIAS
TOTALMENTE GRATUITO
RUA::AMADOR BUENO 63 V.GUARANY MAUÁ
INICIO::23/04 A 27/04
CONTATO:7193 3105 ROBERTO