Flatulência ou Gases Intestinais

O acúmulo de gases intestinais pode ser chamado de flatulência ou mesmo conhecido como inchaço abdominal. Os gases que se acumulam no intestino são expelidos através da boca ou do ânus. Um dos principais fatores que tem ligação com a flatulência é a alimentação. Indivíduos que se alimentam de grande quantidade de derivados do leite, feijão ou repolho tem grande propensão a produzir mais gases.

Também podem influenciar na produção de gases a constipação e a gravidez. Trata-se de um problema médico bastante fácil de detectar através da observação do inchaço e de dores na região do abdômen. Se o médico achar necessário pode solicitar exames como ultrassom abdominal para comprovar o problema.

Na maioria dos casos a flatulência passa depois de algumas horas e não acarreta em complicações mais sérias. São raros os casos em que os gases demasiados causam distensão do intestino delgado, grosso e estômago. A seguir vamos explicar um pouco melhor a flatulência.

Flatulência – O Que é?

Podem ser usadas para designar a produção excessiva de gás no trato gastrointestinal as expressões flatulência e inchaço. Esses gases em excesso precisam ser eliminados e isso pode se dar através da boca ou do ânus. A palavra flatulência vem de “inflatio” e “flatos” que significa respectivamente sopro e respiração. O processo de flatulência é causado pela fermentação de matéria em decomposição que ocorre no corpo o que dá origem aos gases que acabam escapando pelo ânus.

Causas da Flatulência

Digestão de Alimentos: Para que a digestão dos alimentos que ingerimos seja realizada é necessário contar com a ação de bactérias no intestino. Essas bactérias fazem a conversão dos alimentos em gases. Alguns alimentos ricos em nitrogênio como fibras, feijão, repolho e derivados do leite tem uma produção maior de gás no intestino.

Intolerância à Lactose: Os indivíduos que sofrem de deficiência a lactase – intolerância à lactose – não conseguem fazer a digestão de lactose. Quando esses indivíduos ingerem alimentos que contém lactose ocorre à fermentação no intestino de maneira que se inicia a produção de gases que acarreta no inchaço. Em alguns casos pode acontecer até mesmo diarreias.

Constipação: Outra causa comum de flatulência e distensão abdominal é a constipação, pois durante esse período ocorre o acúmulo de fezes no intestino grosso o que faz aumentar o processo de fermentação e também de produção de gases.

Aerofagia: Basicamente aerofagia consiste em ingerir muito ar enquanto se está comendo ou bebendo. Quando isso acontece pode acarretar no processo de flatulência e distensão abdominal.

Ansiedade: Alguns especialistas acreditam que a ansiedade pode ser um fator causador de flatulência ou mesmo de inchaço.

Gravidez: As gestantes comumente sofrem com flatulência durante a gravidez.

Sintomas da Flatulência

Em geral a sensação de inchaço abdominal tem início aproximadamente três horas depois que a pessoa se alimenta. O gás escapa em média cinco horas depois que a refeição foi feita. Esse fenômeno costuma ter fim em mais ou menos sete horas. A manifestação da flatulência acontece no nível do sistema digestivo.

É normal que esse desconforto seja acompanhado de uma desagradável dor abdominal causada pelo acúmulo de gás. Quando o gás é expelido em geral tem um cheiro ruim, essa característica é o que faz da flatulência uma enfermidade muito depreciada. Quem sofre de aerofagia pode acabar acumulando um volume grande de gás no seu estômago o que acarreta em flatulência e dores de estômago.

Diagnóstico

Normalmente o médico faz o diagnóstico de flatulência através de um exame físico junto com algumas perguntas. As perguntas que são feitas pelos médicos tem como objetivo colher o máximo de informações sobre o paciente, saber se ele passou por alguma intervenção ou no caso das mulheres se elas passaram por alguma doença ginecológica entre outras possibilidades.

O exame de palpação tem como objetivo verificar qual é o estado do abdômen e pode ser seguida pela realização de um toque retal. Isso quando é necessário, se ainda assim o médico tiver dúvidas a respeito da doença pode pedir um exame de sangue e uma ultrassonagrafia do abdômen. Em alguns casos bastante raros o médico pede radiografias mais profundas do intestino ou mesmo uma tomografia computadorizada.

Complicações da Flatulência

Na maioria dos casos o inchaço e a flatulência dura somente algumas horas e não costuma ter nenhum tipo de complicação. Nos casos em que o indivíduo sente uma dor muito intensa pode ser que o inchaço esteja acompanhado de outros distúrbios como aerogastria (uma complicação que é causada pelo acúmulo de gases no estômago), aerocolia (um tipo de distensão no intestino grosso) ou mesmo uma distensão no intestino delgado.

Tratamentos Para Flatulência

Ainda não existe uma solução médica definitiva para o inchaço e a flatulência, contudo, existem alguns medicamentos que podem aliviar o desconforto que é sentido pelo indivíduo bem como lhe dar uma sensação de mais bem estar. Os principais medicamentos para tratamento de flatulência incluem aqueles para revestir o trato digestivo.

Normalmente esses medicamentos são feitos de argila ou de dimeticona (simeticona) e contam com uma propriedade anti-espuma que trabalha para evitar que o gás se forme. Trata-se de uma combinação comum combinar esses medicamentos com antiácidos em especial quando se tem inchaço acompanhado de uma sensação de queimação no estômago.

Podem ser usados medicamentos antiespasmódicos para a redução do inchaço bem como da dor que acompanha o mesmo. Os médicos podem prescrever o tratamento com base no uso de carvão ativado. Esses medicamentos absorventes intestinais contam com uma mistura de carvão com algum outro tipo de substância que serve para aliviar o inchaço. Nessa categoria estão os medicamentos como óxido de magnésio e dimeticona.

Ainda podem ser usados medicamentos antiácidos para tratar o inchaço e a flatulência. Dentre os medicamentos dessa categoria mais usados estão o hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio que podem ou não ser usados junto com a dimeticona.

Fitoterapia

A flatulência pode ser aliviada com o uso de plantas medicinais, porém, antes de escolher essa opção é fundamental consultar o seu médico de maneira a saber se está tudo certo para o uso dessas plantas. Dentre as plantas que são mais usadas para o tratamento da flatulência e do inchaço estão a erva-doce, funcho, anis estrelado, espinheira-santa e cominho. Também pode ser usado absinto, alecrim e angélica em alguns casos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *