Profissão: Farmacêutico

A profissão de farmacéutico é muito antiga, e até o século passado esse profissional era conhecido como boticário. O primeiro curso brasileiro de farmácia surgiu no Rio de Janeiro no ano de 1832, porém a profissão só foi regulamentada 99 anos depois, no ano de 1931, quando a graduação passou a ser obrigatória para o exercício da profissão. Os farmaceuticos são os profissionais de saúde especializados no uso de medicamentos e fármacos e suas consequencias no corpo humano e animal. A ciência farmacêutica tem como fundamento os conhecimentos de química e biologia, e o profissional atua basicamente nas modalidades de fármacos e medicamentos, alimentos e análises clinicas e toxicológicas. 

Profissão: Farmacêutico

Área de Atuação e Perfil do Profissional

Antigamente o boticário fazia os medicamentos utilizando métodos primitivos para extrair o princípio ativo dos elementos da natureza, especialmente das plantas. Hoje em dia os fármacos tem origem sintética, apesar de terem sido desenvolvidos a partir dos princípios ativos extraidos da natureza. Essa é uma profissão que cuida da saúde humana e animal, e o profissional precisa ter um perfil investigativo, gostar muito de quimica e de biologia, estar sempre atento e atualizado sobre o surgimento de novas tecnologias e de novas descobertas, pois este é uma área que está em constante evolução. O farmaceutico está habilitado para atuar em toda a cadeia produtica do medicamento, desde o desenvolvimento do medicamento até sua comercialização no balcão da farmácia, é responsável pela sua criação, pela sua qualidade e responde pelas farmácias, inclusive dentro dos hospitais.

Salário

Curso de Formação

O curso de graduação em farmácia tem duração de 5 anos, formando profissionais da área de saúde comprometidos com a saúde coletiva e individual do homem, com capacidade técnica para desenvolver suas atividades na área de medicamentos, análises clínicas e alimentos. Atualmente não são mais reconhecidos os cursos de farmácia-bioquimica e de farmácia industrial, prevalecendo somente a habilitação de farmaceutico generalista. A grade curricular do curso contempla diversas disciplinas básicas e de saúde, porém a base do curso são as disciplinas de quimica e biologia, que serão estudadas durante os cinco anos de forma bastante aprofundada, capacitando o profissional a desenvolver novos medicamentos, e conhecer profundamente as formulações existentes, conhecendo as ações e reações de cada elemento que compõem as multiplas fórmulas existentes.

Formação

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os farmaceuticos é bastante amplo, e existem muitas vagas, especialmente depois da lei que obriga a as farmácias a terem um profissional farmaceutico. Porém além da trabalharem em farmácias eles podem trabalhar em laboratórios de agricultura, cosméticos e análises clínicas, na industria, na prevenção de pragas, no desenvolvimento de novos medicamentos, em centros de pesquisas, em equipes multiprofissionais da área de saúde, e outras atuações afins. É um mercado em contínua expansão e que oferece bons salários.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vou me formar para farmaceutica mas acho que o curso de formaçao ee muito longo

    dalila 18 de Janeiro de 2011 13:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *