Pesquisa Brasileira
Uma recente pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Campinas,do estado de São Paulo, mostrou que a atividade física auxilia às pessoas obesas a comerem em menor quantidade, pelo aumento da sensação de saciedade que provoca, além de reduzir o consumo de calorias em cerca de trinta por cento, número considerável em se tratando de pessoas portadoras de obesidade.
Dessa vez a idéia de que dieta alimentar mais exercício físico, contribui para eliminação de gordura corporal foi comprovada cientificamente por pesquisadores que estudaram o tema, utilizando inicialmente animais para fazer as testagens, até chegarem à conclusão de que ocorre o mesmo mecanismo nos seres humanos.
Comprovações Inéditas
De acordo com o estudioso que conduziu a pesquisa, graduado em Educação Física e pesquisador do Instituto Nacional de obesidade e Diabetes, ele começou a pesquisar que relação existia entre as atividades físicas, e o controle do consumo alimentar no ano de 2006.
O cientista utilizou animais, ratos e camundongos, para realizar os estudos, e os resultados mostraram que, nos ratos obesos havia um correlação muito significativa, que não havia ainda sido publicado no meio científico.
Todas as pessoas tem conhecimento que os exercícios físicos feitos regularmente, aumentam o gasto de calorias. O que essa pesquisa revelou de inédito, através das análises feitas é que os fatores benéficos, vão muito além do que era conhecido, ou seja, as atividades aumentam a sensação de saciedade nos indivíduos com obesidade que as praticam.
Resultados Exclusivo para Pessoas Obesas
Segundo os pesquisadores, os resultados analisados pelo estudo, mostraram que essa relação de atividade física e redução da saciedade só e válida para pessoas obesas, já que os testes laboratoriais, não mostraram correlação com animais magros,ao contrário dos obesos, onde há um componente cerebral, que faz com que a produção hormonal, que é responsável pela sensação de saciedade fique comprometida, fazendo com que, ao serem realizadas atividades físicas,a função cerebral seja recuperada, aumentando a produção de hormônios que são responsáveis pela informação de saciedade do organismo.
Os cientistas observarm que os ratos obesos que fizeram exercício, reduziram seu consumo de calorias em torno de trinta por cento depois das atividades. Esse fato é muito interessante, pois esse trabalho científico revelou que,um dos muitos benefícios de se praticar esportes ou treinos é a redução do consumo calórico, que a pessoa consegue obter.
Abandono do Sedentarismo
As conclusões que os pesquisadores chegaram com esse estudo é que a interferência do cérebro provocada pela obesidade no corpo do indivíduo é inflamatória, desse modo os exercícios físicos atuam como um poderoso antiinflamatório, com capacidade de atuação quando há problemas na produção de insulina, e no surgimento de doenças como diabetes.
Por isso, as pessoas obesas devem abandonar o sedentarismo, praticar atividades físicas, pois os exercícios também ajudam na melhora de pacientes diabéticos e com problema de obesidade.
Salete Dias