Prejuízos dos Raios Utravioleta aos Olhos

Uso de óculos Escuros

De acordo com especialistas,a utilização de óculos de sol para proteção da visão humana é uma necessidade, e não mais um acessório de estética, já que a maioria das pessoas sabem que eles são importantes para proteção contra os efeitos prejudiciais dos raios UV ou Ultravioleta do sol aos olhos, que causam riscos de várias doenças e distúrbios oculares responsáveis pela cegueira nos indivíduos.

Problema de Saúde Pública

Quanto o asunto é câncer de pele, as pessoas estão mais conscientes e prevenidas sobre a doença, e utilizam protetores solares para se protegem da radiação.O mesmo não ocorre com os olhos, que são expostos aos raios UV de maneira prejudicial, constituíndo um problema de saúde pública, segundo oftalmologistas, que atendem em seus consultórios quase todos os dias, pacientescom problemas sérios causados pela radiação.

Proteção

A exposição frequente aos raios UV pode causar sérios riscos à visão e lesões oculares. Os indivíduos que se expõem ao sol sem proteção, mesmo que por pouco tempo, podem desenvolver uma fotoqueratite, que é uma inflamação causada pela destruição das células superficiais da córnea (parte frontal do olho que recobre a íris, cristalino e a pupila),ou fotoconjuntivite que é uma inflamação que prejudica a conjuntiva ( membrana que cobre a parte branca do olho e a região interna das pálpebras) na forma de queimadura solar no olho.

Apesar de serem dolorosas, em ambas situações, os indivíduos geralmente conseguem se recuperar sem sequelas visuais. No entanto, se a exposição for muito frequente, pode haver acúmulo de danos com o passar dos anos, causando perigos à visão da pessoa entre eles:

Pterígio e Catarata

O Pterígio é caracterizado por um crescimento anormal da conjuntiva pela excessiva exposição solar, e pode ser tão intenso a ponto de obstruir a córnea, e consequentemente bloquear mesmo que de forma parcial a visão.

Sintomas

Geralmente, o procedimento cirúrgico tem de ser realizado, e mesmo após a cirurgia ele pode voltar a incomodar novamente. Já na Catarata, ocorre uma turvação da lente ocular, pela exposição aos raios UV, por um longo tempo sem proteção.

Degeneração Macular e Câncer

Na Degeneração Macular há uma penetração profunda dos raios ultravioleta no olho, causando prejuízos para a retina, que é responsável pelo campo central visual e pela percepção de detalhes da visão.

O Câncer de pele dos olhos, também pode ser provocado pela exposição excessiva à radiação solar, segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), pelo desenvolvimento de melanomas ou carcinomas basocelulares nas pálpebras, sendo necessário a cirurgia em ambos os casos.

Prevenção Simples

Segundo especialistas, esses transtornos oculares, não ocorrem somente quando a pessoa está diretamente sob a luz solar. A luz refletida em superfícies de alumínio, calçadas, ou até na neve pode causar danos, tanto quanto a exposição direta. Por exemplo, a cegueira da neve, que é uma forma de exposição contínua a altos níveis de radiação refletidos no gelo.

A proteção é bem mais simples do que se pensa: Basta usar óculos solares com capacidade de absorção de cem por cento das radiações Utravioleta.De acordo com oftalmologistas, os óculos pequenos não são adequados, pois permitem que a radiação chegue até os olhos. O ideal é usar óculos grandes, que protejam toda a região ocular.

Usar

Outro fator importante é o efeito cumulativo, que origina as doenças oculares mais graves, por isso a importância de proteger os olhos desde a infância, uma vez que a maior parte da exposição acontece antes dos dezoito anos.O ideal é criar o hábito nas crianças do uso de óculos escuros, quando estiverem expostas a luz solar, para que, quando estiverem adultas consigam manter uma visão normal e saudável.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *