Autopercepção do Estresse nos Brasileiros

Pesquisa Internacional

Um estudo científico realizado pelo Instituto Ipsos, feito sobre a percepção do estresse, constatou que a população brasileira é a que menos admite que é estressada, caracterizando desse modo uma dificuldade por parte dos brasileiros em reconhecer um problema,que pode causar grandes prejuízos ao bem-estar, e a saúde dos indivíduos.

Dados Coletados

A pesquisa foi baseada num estudo comparativo em 23 países, sendo que, até o momento os dados só foram calculados em sete nações, com cerca de cinquenta mil pessoas entrevistadas. No Brasil foram aplicados oitocentos e setenta e cinco questionários, sendo que somente trinta e seis por cento dos entrevistados, afirmaram já ter sofrido algum momento de estresse no último ano, percentual semelhante ao que foi coletado na Espanha (cerca de trinta e cinco por cento).

Estresse

Se comparados aos índices de outros países, a diferença é ainda maior, por exemplo, na Bélgica a taxa de pessoas estressadas foi de 81 por cento, enquanto nos Estados Unidos cerca de 79 por cento, informaram que já tinha passado por alguma situação estressante, na China 69 por cento, na Holanda 62 por cento e na França cerca de 56 por cento.

Contradição nos Brasileiros

De acordo com os dados coletados, os pesquisadores concluíram que, apesar das respostas dos brasileiros indicarem um sentimento positivo em relação ao seu bem-estar, outros índices que foram mapeados nesse estudo, revelaram que a população brasileira sofria de problemas que comprometiam sua qualidade de vida, apesar de afirmarem nos questionários que não apresentavam estresse.

De todas as pessoas entrevistadas, cerca de um por cento, informou que sofria de insônia,um dos principais problemas que originam o estresse, afetando suas vidas pessoais e profisisonais. A grande maioria declarou descontentamento com a remuneração salarial e o alto custo de vida, comprovando que a questão financeira é uma das grandes causas do estresse, em cerca de 73 por cento dos participantes da pesquisa no Brasil.

Qualidade de Vida

Outro fator considerado estressante, foi a insatisfação com o próprio corpo, onde cerca de 46 por cento dos indivíduos se consideravam gordos, ou fora dos padrões estéticos aceitáveis em sua sociedade.

Opinões de Especialistas

Essa pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, foi realizada a pedido de uma empresa, com o objetivo de conhecer os hábitos das pessoas e sua aceitação para o desenvolvimento de produtos utilizados em homecare (Cuidados em casa).Vários profissionais participaram desse estudo, entre eles, médico, engenheiro, psicólogo e arquiteto, que analisaram o comportamneto da população brasileira.

Cuidados

De acordo com esses especialistas, essa atitude otimista do povo brasileiro em relação à vida, é cultural e tradicional nas pessoas, o que pode ter interferido nas respostas dadas as entrevistas. Outros profissionais ressaltaram que, características como a cordialidade e o estilo de vida mais despojado, típicos do Brasil, podem ter influenciado na nãopercepção do problema.

Um aspecto interessante que também foi apontado, dizia respeito ao tamanho e a desigualdade do nosso país, com realidades e percepções do estresse bem diferentes, como por exemplo, a vivência no sertão brasileiro e em uma grande metrópole,

Estresse e Risco para Saúde

De acordo com psicólogos, o índice de apenas trinta e seis por cento, dos brasileiros que assumiram já terem vivenciado situações estressantes,deve servir como observação para futuras análises, uma vez que negligenciar o estresse, pode ser muito perigoso para a saúde do indivíduo.

O fato de não manifestar o problema, pode fazer com que a pessoa desenvolva doenças cardiovasculares, e em alguns casos até o câncer, de acordo com alguns profissionais. Daí a importância de perceber o estresse, identificar a causa e partir para a solução do problema.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *