Quinze anos da Técnica
A técnica chinesa de acupuntura completou quinze anos considerada como uma especialidade médica no Brasil, e propagada cada vez mais por médicos ortopedistas e de outras especialidades, que combinam tratamento tradicionais com as agulhas usadas no procedimento.
Perfil dos Acupunturistas
De acordo com uma pesquisa feita pela AMBA(Associação Médica Brasileira de Acupuntura), o cadastro de mais de cento e trinta profissionais, revelou que a grande maioria, quando conhece a técnica chinesa, já tem mais de dez anos de experiência na medicina convencional. Antes de trabalhar com a técnica, cerca de 26 por cento que utilizam o tratamento com agulhas são especialistas em clínica médica, 15 por cento são pediatras, 13 por cento anestesistas e 8 por cento ortopedistas.
De acordo com a pesquisa, as mulheres representam quase o dobro de acupunturistas, e as pessoas orientais não são mais tão comuns entre esses profissionais. Segundo o presidente da AMBA, a razão para que os profissionais que mais utilizam a técnica serem ortopedistas, pediatras e anestesistas, pode ser pelo fato de que são técnicos, que lidam com pacientes que geralmente sentem dores, e eles apresentam a preocupação de tratar o paciente de uma forma mais ampla, e não somente com foco em um único sintoma.
Residência Médica
No ano de 1995, o Conselho Federal de Medicina do Brasil passou a exigir residência médica de dois anos para profissionais que quissesem utilizar a técnica em seus pacientes, sendo o primeiro país a exigir esse treinamento de residência, na sequência passou aoferecer os cursos de especialização e pós-graduação na área. Atualmente, segundo dados, são quase nove mil acupunturista, que tiveram sua opção pela técnica, reforçada por publicações em jornais importantes como o British Medical Journal e Lancet, atraindo muitos profissionais que antes só se dedicavam à medicina tradicional.
Atuação da Acupuntura no Corpo Humano
De acordo com especialistas que atendem pacientes, em sua grande maioria idosos, a melhora da dor crônica nesses indivíduos, é bastante relevante para consolidar a eficácia da técnica. A acupuntura tem como princípio, a estimulação de pontos específicos do corpo humano, a prevenção e em alguns casos, até a cura da doença, além de proporcionar o equilíbrio no corpo da pessoa.
Mas os benefícios que foram detectados, vão muito além de estímulos em pontos estratégicos do organismo humano,para solucionar o problema da dor, pois nos profissionais que utilizam a técnica, há uma maior dedicação ao paciente,fazendo com que seu atendimento seja mais produtivo.
Numa pesquisa recente realizada na Alemanha,feita em mil e sete pessoas que sofriam de dores crônicas nos joelhos, os cientistas dividiram esses indivíduos em três grupos, sendo que o primeiro recebeu o tratamento de acupuntura, o segundo medicação antiinflamatória, e o terceiro uma acupuntura placebo, ou seja, sem nenhum fundamento na técnica original.
O resultado foi surpreendente, com sucesso em cerca de 53 por cento no grupo que utilizou de forma adequada a técnica da acupuntura, fazendo com que esse tratamento seja considerado por muitos profissionais, como um dos mais eficientes no combate a dor, principalmente em idosos impossibilitados, de se beneficiarem da medicina tradicional.
Salete Dias