Herpes e Cuidados na Gestação

Baixa Imunidade

Os especialistas informam que, o aparecimento do Herpes, que é uma doença causada por vírus, se manifesta quando a pessoa está com sua imunidade baixa. No caso das mulheres, que estão grávidas, os cuidados devem ser redobrados,para que não haja redução do sistema imunológico, em virtude de crises emocionais, que porventura elas venham a apresentar.

Como a Doença se Manifesta

O Herpes é uma doença diretamente ligada ao sistema imunológico da pessoa, e pode acarretar muitos problemas, se for subestimada, pois é uma enfermidade causada por vírus, que costuma ser muito inconveniente, para quem é afetado por ela. A área preferida para manifestação dos sintomas do herpes, costuma ser a boca do doente, e até o momento, ainda não foi descoberta sua cura. Como é uma patologia associada à baixa imunidade do indivíduo,ela pode voltar a se manifestar sempre que as defesas do organismo humano estiverem reduzidas.

Situações que Propiciam o Aparecimento da Doença

Toda situação que resulte em uma baixa de imunidade no organismo, pode levar ao surgimento do herpes. Fatores como estresse no ambiente profissional, conflitos com familiares, amigos ou namorados, ou até mesmo um resfriado comum, podem ocasionar as crises da enfermidade.O problema é reativado, toda vez que há uma alteração imunológica, em especial quando há baixa do sistema imunológico.

Diferenças do Herpes e Outras Patologias

Os médicos infectologistas, informam que existem outras patologias ainda sem cura, que se manifestam de forma parecida com o herpes, ou seja, quando o doente se encontra fragilizado pela baixa imunidade. Por exemplo a Psoríase e o Lúpus, são enfermidades, também associadas ao sistema imunológico,no entanto, a diferença está no fato que elas são autoimunes, ou seja,as próprias defesas naturais do organismo da pessoa, combate alguma parte ou órgão do próprio corpo do indivíduo, provocando processos inflamatórios. São diferentes do Herpes que tem como causa um vírus, que ao contrário do que muitos pensam, não se transmite facilmente, por um simples contato com o doente. A transmissão só acontece, quando o portador está no momento de crise, com o vírus em atividade, que desse modo consegue se propagar.

Sintomas do Vírus em Atividade

Os sintomas do vírus ativo são os seguintes: Aparecimento de bolhas na pele, perto dos lábios da pessoa, que incham e são dolorosas incialmente.Quando elas se rompem, e liberam uma secreção incolor, a dor começa a diminuir. Quando a patologia se manifesta, o portador deve evitar beijar ou falar perto de outras pessoas, principalmente crianças,e em caso de herpes na região genital, recomenda-se evitar o contato sexual.

Herpes na Gestação

Durante o período gestacional na mulher, se ela é portadora de herpes, deve ter muito cuidado para não apresentar complicações durante a gravidez. Por recomendação médica. a gestação deve ser planejada para que aconteça, de preferência depois do seu último aparecimento. Os três meses iniciais da gestação, são os mais desconfortáveis para a grávida, em virtude dos enjoos frequentes, e essa situação, pode fazer com que as crises sejam desencadeadas.

Por isso é preciso que, a mulher esteja emocionalmente equilibrada, para evitar esse quadro. Outro aspecto importante é evitar o parto normal, pelo risco que há da transmissão do vírus do herpes para a criança. Outros cuidados são, evitar exposições frequentes ao calor ou frio, pois podem favorecer o aparecimento das crises da doença.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *