A radioterapia é um tratamento que trata os cânceres usando raios de alta energia que destrói as células cancerosas e destrói o mínimo das células saudáveis. A radioterapia pélvica é utilizada nos homens e nas mulheres para tratar diversos tipos de cânceres. Nos homens ele é usada para o câncer de próstata, de bexiga, de reto e de ânus. Nas mulheres ela é usada para tratar o câncer de colo do útero, de útero, da vulva, da vagina, da bexiga, do reto e do ânus.
Esta técnica pode ser aplicada internamente ou externamente ao corpo. Ou então uma combinação das duas técnicas. A pelve é a área inferior da barriga entre os quadris. Ela inclui a extremidade inferior do intestino grosso e a parte do intestino delgado. Também os órgãos sexuais, os gânglios linfáticos e os ossos pélvicos. Nos homens ela inclui os órgãos: próstata, testículos, pênis, bexiga. Nas mulheres ela inclui os ovários, as trompas de falópio, o colo do útero e a vagina.
Durante o tratamento, uma máquina irá direcionar feixes de radiação diretamente na área do tumor. O feixe passa pelo corpo e destrói as células cancerosas em todo o caminho. O paciente normalmente sente a radiação.
O tratamento normalmente dura semanas, pois a radioterapia leva um tempo par começar a fazer efeito. Isso significa que as células cancerosas começam a morrer após alguns dias sob radiação. Mas também elas continuam morrendo por até meses depois de terminar as sessões de quimioterapia.
Sempre antes de se iniciar os tratamentos com quimioterapia o paciente deve ter consultas que envolvem planejamento e simulações, além de um procedimento de configuração. Também é necessário que, após o tratamento, o paciente continue com consultas ao médico para acompanhamento e rastreamento do tumor e condições do paciente.
Efeitos Colaterais
Muitos efeitos colaterais podem surgir após o tratamento da radioterapia pélvica. A maioria some após algumas semanas de tratamento. Os efeitos envolvem cansaço e fadiga, diarreia e desconforto retal, alterações urinárias, reações cutâneas, perda de cabelo pubiano, perda de apetite, saúde sexual, saúde emocional, etc.
Vida Sexual
A radioterapia pélvica pode alterar a fertilidade, por isso é importante utilizar métodos contraceptivos após a radioterapia por um tempo. Alguns homens podem experimentar problemas com ereção e ejaculação.
Mulheres podem ter muitas alterações vaginais e isto podem tornar o sexo desconfortável. Para isso existem cremes e lubrificantes específicos que podem auxiliar. A radioterapia pode afetar o útero e impedir que os úteros trabalhem. Para mulheres com idade fértil, a menstruação pode pausar e isto significa infertilidade temporária. Mas isso depende da dose de radiação.
Recuperação
Todos os efeitos colaterais costumam sumir após algumas semanas do tratamento. Entretanto isso pode levar um tempo e os cuidados com a recuperação podem auxiliar a acelerar esse processo. Primeiramente é aconselhável parar com o hábito de fumar e descansar mais. Além disso manter a hidratação sempre a um nível alto. Além disso deve-se comer saudavelmente, manter um peso saudável, ser fisicamente ativo e evitar o consumo de álcool.
O principal cuidado é informar ao médico caso você sinta algum sintoma desses: sangramento vaginal ou urinário, fezes soltas, diarreia e constipação, dificuldade de esvaziar o intestino, incontinência, inchaço na perna, dor no quadril ou pélvis, etc.