Tratamento De Furúnculo

Qualquer pessoa pode ter um furúnculo, e ele pode surgir em qualquer parte do corpo, somente a mão e a planta do pé estão livres deste mal. Normalmente, as superfícies corporais mais atacadas são aquelas com muitos pelos, como rosto, axilas, nádegas e a região do pescoço. Os pelos ajudam no aparecimento do furúnculo por causa da transpiração e a fricção, e são mais comuns nos homens, ainda mais depois da puberdade.

O surgimento do furúnculo pode ser impulsionado pelo uso de substâncias gordurosas na pele, elas acabam fechando o folículo e criando um ambiente perfeito para a infecção, o mesmo problema também pode ser gerado pelo uso de roupas muito justas.

Uma vez que o folículo é fechado, a bactéria que provoca a inflamação e o penetra, começando inicialmente uma infecção superficial na pele, em seguida, ela se desenvolve formando a lesão característica do furúnculo, que é amarelada no centro e com o contorno avermelhado e endurecido.

A lesão, o furúnculo, vai aumentando de tamanho e a lesão passa a ser muito dolorida e sensível. Quanto maior for a profundidade da infecção e do folículo infectado, maior será o furúnculo. Depois de um determinado tempo, a pele é destruída de maneira espontânea e o conteúdo amarelo dentro do furúnculo sai. A partir deste momento, a dor vai embora e a ferida criada pelo furúnculo cicatriza deixando uma marca escura.

Como é Feito o Tratamento

O tratamento do furúnculo não é complicado, somente quando é necessária fazer uma drenagem para retirar a inflamação de dentro, quando a pele não se rompe sozinha.

A base do tratamento é feita com a ingestão de antibiótico e aplicação no local da ferida, é aconselhável aplicar compressas quentes de água, que ajudam a romper a pele de forma natural.

Quando se trata de pequenos furúnculos, basta usar a compressa de água quente, e é o suficiente para fazer com que o sangue na lesão aumente de temperatura e combata a infecção.

Durante o tratamento do furúnculo, os médicos recomendam repouso, imobilizar o membro afetado.

Em casos mais graves, que são raros, é preciso fazer uma drenagem cirúrgica.

Prevenir o Furúnculo

Para evitar o desconforto provocado pelo furúnculo é melhor preveni-lo, principalmente aquelas pessoas que passarem recente pelo problema.

Para isso, não devem deixar de usar o antibiótico durante o tratamento, limpar a pele com substâncias antissépticas, lavar muito bem as mãos quantas vezes for necessário durante o dia, usar sempre toalhas limpas, trocar com frequência lençol e fronhas, trocar sempre as roupas íntimas, em resumo, mantendo bons hábitos de higiene é possível prevenir o furúnculo.

E ainda, evitar o uso exagerado de cremes pelo corpo e evitar o uso de roupas muito apertadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber o nome do remédio para se tomar

    laura 30 de setembro de 2013 1:47
  • tenho muitas marcas de furunculo na perna e nas nadegas apesar de ter c passado muitos anos as marcas continuam algumas fundas e outras escuras gostaria de saber c sai as marcas com cirurgia plástica e quanto é.

    priscila dos santos moraes 15 de novembro de 2013 2:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *