O tumor na medula espinhal consiste em massas de tecido novo, chamados de maligno (cancerosos) ou benigno. Esses tumores também podem ser classificados como primários, que são aqueles que têm origem na medula espinhal, ou secundários, originários de um câncer que começou em outra parte do corpo.
Se comparados com os tumores cerebrais, podemos dizer que os casos de tumores na medula são mais raros e dificilmente atacam crianças.
Além disso, somente 10% dos tumores na medula espinhal, classificados como primários, têm origem nas células nervosas, localizadas no interior do órgão.
Normalmente, dois terços deste tipo de tumor têm origem nas células das meninges, tais que estão em volta do cérebro e da medula espinhal. A origem também se dá nas células de Schwann, que envolvem os nervos.
Os tumores malignos, isto é, os cancerosos, são chamados de gliomas, e a origem deles é de outras células da medula espinhal, assim como, os sarcomas, originados dos tecidos conjuntivos da coluna vertebral.
Uma outra forma de surgir os tumores é nos neurofibromas, as células chamadas de schwann formam os tumores na medula espinhal, uma consequência da doença chamada de Von Recklinghausen.
Na infecção, classificada de secundária, isto é, quando o câncer provem de uma outra parte do corpo, as metástases ou as suas estruturas adjacentes chegam até a medula espinhal. Os casos mais comuns são de câncer do rim, da tireoide, da mama, do pulmão.
Sintomas Do Tumor Na Medula Espinhal
Os sintomas da presença de um tumor na medula espinhal aparecem porque os nervos começam a ser comprimidos. Com a compressão das partes nervosas ligadas a coluna vertebral, o paciente começa a sentir dores, fraqueza, dormência e formigamento.
Além desses sintomas, a doença pode provocar espasmos, dificuldade de coordenação, alterações e diminuição da sensibilidade, dificuldades de urinar, incontinência urinária e constipação intestinal.
Como é Feito o Diagnóstico
Quando um paciente com câncer em qualquer parte do corpo apresenta dores em uma parte específica da coluna vertebral associada a fraqueza, formigamento e problemas de coordenação, o médico levanta a suspeita de um tumor na medula espinhal.
O diagnóstico pode ser feito pelo médico analisando as partes do corpo que não estão funcionando de forma correta, devido a posição dos nervos da medula.
O diagnóstico também consiste em eliminar a possibilidade de outras doenças. Distúrbios como contusões ósseas, dorsalgia, suprimento sanguíneo insuficiente à medula espinhal, hérnia de disco, fraturas vertebrais, outras infecções e sífilis, são exemplos de problemas que devem ser descartados.
A desconfiança da possibilidade de ter um tumor na medula requer uma consulta com um especialista, como foi dito anteriormente.
oii uma dúvida,tenho um conhecido que foi diagnosticado com tumor na medula ossea,a 2 dias mas os médicos falaram que ele vai ficar paralitico,com cirurgia ou sem,será que devemos procuarar outro médico??
Olá. Tenho um amigo, já adulto, 26 anos, que foi diagnosticado pelo médico, com um tumor na medula. Gostaria de saber se há algum risco de vida, ou outros, ao ser realizada a cirurgia para a retirada deste tumor ? É um tumor secundário, pois vem em sequencia de um outro já retirado, do celebro. Desde já agradeço.
com certeza procure outro medico,faz 4 anos que minha esposa estava sofrendo,fez ate exames para ver se ela tava com exclerose multipla ,essa semana foi constatado que ela tem um tumor na medula e segundo a medica ela tem que fazer uma cirurgia para retiralo e que apos a cirurgia ela vai voltar a andar normal sem nenhum problema…estou confiante que tudo vai dar certo…abrazzzzz
com certeza procure outro medico,faz 4 anos que minha esposa estava sofrendo,fez ate exames para ver se ela tava com exclerose multipla ,essa semana foi constatado que ela tem um tumor na medula e segundo a medica ela tem que fazer uma cirurgia para retiralo e que apos a cirurgia ela vai voltar a andar normal sem nenhum problema…estou confiante que tudo vai dar certo…abrazzzzz
minha irma fez a cerrugia na medula e retirou um tumor o medico disse que estava muito duro e feriu a medula dela com este ferimento ela um dia pode volta a andar
fui operada a um ano de um tumor na medula, mais continuo a sentir sintomas de quentura sera normal?
oi minha mãe foi operada de um tumor na medula ossea era hemangioma ,ja faz um ano mas ela tem muitas dificuldades para andar e sente muitas dores e nas pernas,e são um poco dormentes e fracas
ela so anda por dentro de casa .Isso e normal.
Fiz uma cirurgia em janeiro para retirar um tumor na medula. Sinto muitas dores nos braços e tenho os qratros membros dormente ainda tenho um pouco de dificuldade para andar mas ando sem auxilio de nada .Mas creio que vou ficar boa