Infecção e Inflamação
Duas situações muito comuns no corpo de nós humanos, no dia a dia. As inflamações acontecem o tempo todo no nosso organismo e as infecções também. Todos os dias nosso corpo está se defendendo e curando de problemas relacionados à agentes externos que invadiram o organismo ou então à lesões que ocorrem por diversos motivos. Mas o que é a infecção e a inflamação? São a mesma coisa? Um é resultado do outro?
Infecção
A infecção é quando o organismo é invadido por algum agente externo. Os agentes externos que podem invadir e causar problemas no corpo podem ser os vírus, as bactérias, os parasitas, os fungos ou as toxinas. Quando um ou mais agentes invadem o corpo, as células que fazem parte do sistema de defesa do organismo entram em ação para tentar eliminar o agente e para curar o que ele causou de problema. Os sintomas que são sentidos na infecção são relacionados ao efeito que o patógeno está causando no corpo e também no trabalho das células de defesa para eliminar o patógeno.
Alguns Sintomas Comuns Da Infecção:
- Febre;
- Dor no local infectado;
- Aparecimento de pus;
- Dores musculares;
- Diarreias;
- Vômitos;
- Fadiga;
- Tosse;
- Dores e sensibilidade nas mucosas;
Inflamação
A inflamação é a resposta imunológica do organismo à uma agressão. Seja uma agressão à órgãos e tecidos internos, seja externos (pele). A inflamação pode surgir depois de uma infecção, mas não necessariamente. Os sintomas que são sentidos com a inflamação são relacionados ao trabalho que está sendo realizado pelas células de defesa para curar/eliminar a lesão/agressão, seja de um agente externo ou não.
Alguns Sintomas Comuns Da Inflamação:
- Febre
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Dor;
- Aquecimento da área.
A Febre e as Infecções
Como você pode ter percebido, a febre é comum nos dois casos. A febre é uma resposta do organismo dizendo que algo está errado. Ela em si não é uma doença e não exige tratamento. A febre ocorre para que as proteínas do patógeno sejam desnaturalizadas e assim ele pare de causar problemas ao organismo, por exemplo.
Entretanto, as vezes, o corpo exagera na resposta imunológica e faz com que a febre suba tanto. Se a febre chegar a temperaturas acima de 40 graus, algumas enzimas importantes do corpo param de funcionar e aí o organismo estará em perigo. Neste momento o paciente deve então tratar a febre para diminuir a temperatura corporal. Sempre se deve procurar um médico. Nenhuma inflamação ou infecção deve ser tratada sem o acompanhamento de um médico especializado.
Quais são as Infecções que Causam Febre?
É possível ter infecções sem ter febre? Sim, é possível. Nem sempre o organismo precisa reagir aumentando a temperatura corporal para se defender de um agente externo, ou seja, muitas vezes temos uma infecção e não iremos ter a febre. Nós somos invadidos milhares de vezes por dia por patógenos. Entretanto algumas infecções normalmente são causadores de grandes respostas do organismo. As principais são: Infecções do trato respiratório superior e inferior; Infecções gastrointestinais, Infecções do trato urinário, Infecções da pele.