Como Fazer Soro Caseiro Para Quem Está Com Dengue?

Pacientes com dengue precisam se hidratar o máximo possível para evitarem complicações da doença. Além de também ajudar muito na recuperação do paciente.

O consumo de água é recomendado sempre. Porém, quando o indivíduo percebe os primeiros sinais da doença, ele deve intensificar a hidratação, ingerindo ainda mais líquido.

A ingestão de água pelo paciente com dengue é fundamental pois a dengue atua retirando o líquido presente dentro dos vasos sanguíneos. Com isso, a circulação é comprometida.

Como Fazer o Soro Caseiro

A hidratação deve ser mantida tanto em casa quanto nas unidades de saúde. O indivíduo pode ingerir água, chá, suco e até o soro caseiro, que tudo isso ajuda muito no processo de hidratação.

Para se certificar de que a hidratação está correta, basta verificar qual a cor da urina. Se ela apresentar um aspecto amarelado, a hidratação não sendo suficiente. Se a urina apresentar uma cor clara, ela está menos concentrada. Nesse caso, a hidratação está sendo suficiente.

Para quem não sabe como fazer soro caseiro para quem está com dengue, saiba que é muito simples. Segue abaixo a receita:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar

Misture tudo e está pronto o soro.

Soro Caseiro

Soro Caseiro

Quais São os Principais Sintomas da Dengue?

Confira abaixo quais são os principais sintomas da dengue:

  • Febre alta (acima de 38,5°C)
  • Mal estar
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dores musculares fortes
  • Falta de apetite
  • Dores ao movimentar os olhos
  • Falta de apetite

Porém, se o indivíduo apresentar algum dos sintomas abaixo, é importante ficar atento, pois eles são sinais de alerta.

  • Vômitos persistentes
  • Elevação progressiva dohematócrito
  • Dor ao apalpar o abdômen, ou dor forte e contínua no abdômen
  • Sangramento na mucosa ou alguma outra hemorragia
  • Redução das plaquetas de forma abrupta
  • Acúmulo de líquido (derrame pleural, ascites e derrame pericárdico)

Como é o Tratamento Para a Dengue?

Não há um tratamento específico para uma pessoa com dengue. Caso sinta os sintomas descritos, e suspeite de dengue, é importante procurar imediatamente um médico, para que ele realize o diagnóstico correto da doença.

Ao se certificar de que o paciente está realmente com dengue, são prescritos cuidados, com o objetivo de amenizar os sintomas. Dentre esses cuidados estão:

  • Aumentar a ingestão de água e líquido em geral. A hidratação pode ser feita via oral, com o paciente consumido muito líquido; ou via intravenosa, com a utilização de soro.
  • Não tomar nenhum medicamento por conta própria.
  • Permanecer de repouso.
  • O tratamento é realizado de forma sintomática, conforme a avaliação do médico, e levando em consideração cada caso.

    Sintomas da Dengue

    Sintomas da Dengue

Complicações da Dengue em Mulheres Grávidas

As mulheres grávidas, e as demais pessoas que se encontram com o sistema imunológico mais frágil, devem ter um cuidado ainda maior com a dengue. Caso o diagnóstico da doença em gestantes não aconteça em tempo hábil, pode levar à várias complicações para as futuras mamães.

Os principais sintomas da dengue são dores no corpo e febre alta. Quando uma grávida é infectada, é preciso que ela permaneça em observação até o momento do parto, seja qual for o momento em que o Aedes aegypti a picou no decorrer dos 9 meses da gestão, e independente da gravidade dos sintomas apresentados também.

Um dos problemas que podem ocorrer em grávidas com dengue é a hemorragia. No momento em que tenta-se conter a invasão, pode acontecer de o nosso próprio sistema imunológico acabar destruindo as plaquetas. Elas têm a função de coagular o sangue estancando ferimentos.

Quando os sangramentos causados pela falta de plaquetas, eles já são, por si só, muito perigosos em pessoas saudáveis. Em mulheres grávidas, eles são ainda mais perigosos, pois podem levar ao parto prematuro ou até ao aborto.

Em virtude da dengue, até mesmo o tipo de parto pode ser influenciado também. Pois, como uma cesárea é uma cirurgia, ela tem bastante perda de sangue. E essa questão, aliada à possíveis hemorragias provocadas pela dengue, pode levar a mulher à morte.

De acordo com estudos, a mulher grávida tem 3 vezes mais risco de falecer no decorrer da gestação e também no puerpério do que as demais pessoas saudáveis.

A Dengue Pode Passar de Mãe Para o Filho?

A dengue não pode ser transmitida de mãe para o filho durante o nascimento. Também são raros os casos de malformação do feto. É importante frisar que, mesmo que a mulher seja infectada depois do parto, ela deve amamentar normalmente.

Como se Prevenir da Dengue?

Existem algumas medidas que ajudam muito na prevenção contra a dengue, conforme abaixo:

  • Evitar o acúmulo de parada: o Aedes aegypti coloca os ovos em água limpa. Mas não precisa ser, necessariamente, água potável. Sendo assim, limpe bem o seu quintal, não deixe água parada em pneus velhos. Quanto às plantinhas, deixe-as sem pratinhos.

Se quiser, também pode fazer vários furinhos no mesmo para evitar que a água das plantas se acumule. Outra dica é deixar a caixa d’água sempre tampada e limpa, lavar bem e com frequência as vasilhas de água dos animais de estimação, tampar as cisternas e coisas do tipo.

Dengue na Gestação

Dengue na Gestação

  • Use telas nas janelas e nas portas: isso ajuda a evitar que o mosquito da dengue entre em sua casa.
  • Use repelente: apesar de o repelente não ajudar a eliminar o mosquito, ele evita que o mesmo se aproxime de você. Sendo muito eficaz contra a picada do inseto.
  • Limpe as calhas com frequência: o mosquito da dengue pode ser encontrado em qualquer quantidade de água parada. Por isso, limpar as calhas também é uma forma de prevenção.
  • E muito mais…

Assim, a forma mais eficaz de prevenir a dengue é eliminando o foco da doença, que são os mosquitos Aedes aegypti. Elimine tudo o que pode acumular água, seja ela em qualquer quantidade.

Se todas as pessoas fizerem a sua parte, o mosquito tende a desaparecer. Faça uma revisão em seu quintal toda semana. Dessa forma, você evita que você e sua família sejam picados. E também ajuda o seu vizinho. É por isso que todos devem fazer a sua parte nessa luta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *