Uma dúvida muito comum que asa pessoas costuma ter é se há diferença entre exames de glicose e glicemia.
Porém, de acordo com médicos, o exame de glicemia é usado para medir a glicose no sangue. O exame de glicemia em jejum representa a dosagem depois de um período em jejum, podendo variar entre 8 e 12 horas.
A glicemia também pode ser realizada sem o jejum, como é o caso da glicemia pós prandial, que é feita depois de uma refeição.
O Que é o Exame de Glicemia Em Jejum?
É um exame que tem como objetivo medir o nível de açúcar no sangue no momento em que está sendo realizado, e diagnosticar hiperglicemia ou hipoglicemia.
Além disso, esse exame também é usado para monitorar o tratamento de pessoas diabéticas, junto com a hemoglobina glicada, que é outro tipo de exame.
Quando o Exame de Glicemia é Solicitado?
Os diabetes 1 e 2 sãos são as duas principais doenças associadas com a dosagem de glicose, quando a sua concentração se encontra alta. É mais raro o médico solicitar o exame para um diagnóstico de hipoglicemia. No entanto, ele pode solicitar, se houver necessidade.
Além disso, o médico também pode solicitar o exame de glicemia de jejum mesmo sem o paciente apresentar nenhum sintoma definido, por meio de um check-up de rotina. Afinal de contas, o diabetes pode não apresentar nenhum sintoma por um bom tempo.
No entanto, há situações mais comuns, que podem levar o médico a solicitar o exame de glicemia de jejum, que ele possa realizar uma investigação mais completa e aprofundada, como no caso dos sintomas abaixo, por exemplo:
- Sede intensa;
- Desidratação;
- Perda de peso, mesmo se alimentando bem;
- Urinar muitas vezes durante o dia;
- Tonturas;
- Glicemia maior que 200mg/dl fora do jejum;
- Parente direto que tenha diabetes;
- Náusea;
- Comas ou desmaios;
- Fome intensa,
- Troca da dose ou do medicamento usado no tratamento do diabetes.
Existe Contraindicação Para a Realização do Exame de Glicemia?
Não. A realização do exame não tem nenhuma contraindicação. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados no dia anterior à realização do exame. São eles:
- As crianças de até 3 anos podem fazer o jejum de 3 horas.
- As crianças entre 3 e 9 anos podem realizar o jejum de 4 a 5 horas.
- No caso das demais pessoas, o jejum deve ser de 8 horas, no mínimo. É permitida a ingestão apenas de água.
- Caso o paciente se encontra em tratamento para diabetes, o jejum de 8 a 12 horas pode não ser preciso. O exame deve ser feito antes de o paciente tomar a próxima dose da insulina.
- Enquanto estiver em jejum, é preciso evitar a ingestão de todo medicamento, para evitar que haja alguma interferência no resultado do exame.
Para isso, é preciso conversar com o médico antes, para se certificar se é possível ou não interromper a medicação. Caso o paciente não possa interromper a medicação, esse fato deverá ser considerado ao avaliar o resultado do exame.
- Deve-se manter a alimentação de rotina até o momento de começar o jejum.
Cuidados No Dia Anterior Ao Exame:
No dia que anteceder o exame, é necessário tomar alguns cuidados, conforme abaixo:
- Ingestão de álcool;
- Ingestão de grande quantidade de cafeína,
- Exercícios físicos mais vigorosos.
Como a Glicemia de Jejum é Feita?
Depois de realizado o jejum, conforme o tempo indicado para cada idade e para cada caso, o sangue será colhido em um laboratório o sangue por meio de punção venosa. O tubo de sangue é dosado em um equipamento automatizado para permitir a verificação da glicemia.
O resultado costuma ser obtido mais rapidamente, podendo variar entre 30 minutos e 24 horas, de acordo com as recomendações do laboratório.
O Que Fazer Após a Realização do Exame
Depois de realizar o exame, você pode se alimentar normalmente, sem exagerar. Porém, a prática de exercícios físicos mais intensos não é recomendada depois de um jejum prolongado.
O Exame de Glicemia Causa Efeito Colateral?
O exame não costuma apresentar efeitos colaterais. No entanto, devido ao longo período de jejum, é possível que a pessoa sinta tonteira, ou algum outro sintoma comum depois de um longo jejum. Esses sintomas podem estar relacionados com a hipoglicemia. No entanto, essa é uma condição que raramente acontece em pessoas saudáveis.
Riscos e Complicações São Comuns?
Os únicos riscos associados à realização do exame de glicemia de jejum são os mesmos para todos os exames de sangue, como as lesões provocadas por uma coleta mais complicada, ou hematomas. Além disso, o paciente também pode sentir tonturas devido ao período em jejum.
Qual a Periodicidade do Exame?
Pacientes com diabetes tipo 1 e 2 devem realizar o exame, em média, a cada 3 meses. No entanto, a periodicidade pode sofrer variação de uma pessoa para outra, de acordo com a necessidade.
O Que o Resultado Indicará?
O resultado do exame de glicemia mostrará se o paciente apresenta ou não problema de hiperglicemia ou de hipoglicemia.
Se os resultados apresentados estiverem normais, um pouco acima ou abaixo do indicado, mas perto do limite, o médico pode pedir que ele seja feito em outra data novamente. Isso garantirá que os números permanecem ou não cima do normal ou abaixo.
O Exame de Glicemia em Jejum Pode Ser Feito Em Gestante?
As gestantes devem realizar o exame de glicemia em jejum. Inclusive, esse exame é um procedimento que faz parte da rotina de pré-natal, que é o acompanhamento da grávida e do bebê durante os 9 meses de gestação.
O exame pode ser feito em qualquer semana. Porém, as grávidas apresentam valores diferentes para glicemia em jejum. Para uma suspeita de diabetes, o limite superior é de 85mg/dL.
Caso o resultado estiver alterado, é feito um teste, onde há a administração da curva glicêmica por 60 a 120 minutos, depois que a gestante ingerir 75g de glicose. Esse teste é feito entre a 24° e a 28° semanas de gravidez.
Caso seja confirmado o diabetes gestacional, será preciso seguir com o controle frequente. A gestante que apresentar diabetes gestacional, ou que que já tenha diabetes antes de engravidar, deve permanecer com os níveis de glicemia em jejum em 95 mg/Dl, aproximadamente.
E, uma hora depois das refeições, devem estar por volta de 140 mg/dL. Se for preciso, deve-se iniciar um tratamento com o uso de insulina.