O que é o Catarro e Para que Serve?

O Que É O Catarro E Para Que Serve?

Água, proteínas, sais minerais e restos de células são a principal composição do catarro. O catarro é aquele muco indesejável que toro mundo já teve pelo menos algumas muitas vezes na vida. Ele não deveria ser assim tão indesejável, pois é ele que ajuda a proteger o corpo da entrada de vírus, bactérias, poluição, toxinas, etc.

Ele é naturalmente já produzido pelo nosso organismo com o objetivo de barrar a entrada de patógenos e agentes externos que possam causar problemas às nossas vias respiratórias e ao pulmão (ou outros órgãos do corpo). Mas quando ele não consegue dar conta disso, o corpo é afetado por uma dessas infecções. A partir daí, as muitas glândulas presentes nos nossos brônquios do pulmão começam a produzir uma secreção muito mais espessa, com o objetivo de eliminar o que já entrou e não deveria ter entrado. Esse muco vai engrossando e se juntando com restos de anticorpos, podendo inclusive até mudar de cor e ganhar cheiro.

Muita gente acha que não se deve engolir o catarro. Que ele sempre deve ser eliminado, com a tosse. Que se for ingerido, pode prejudicar a saúde. Isso não é verdade. De acordo com os médicos, não importa se você ingerir ou cuspir, pois a cura não será retardada por isso.

A presença de catarro pode indicar muitas condições de saúde, entretanto somente um médico saberá dizer exatamente do que se trata e indicar o tratamento adequado. Mas, caso você tenha notado a presença desse muco, já pode ir realizando o básico. A primeira coisa a se fazer é beber bastante água durante todo o dia – água pura. O muco ficará mais fluido e muito mais fácil de ser expectorado.

Como Se Forma O Catarro?

Dentro das nossas vias respiratórias, nós temos as paredes das vias, que são formadas por mucosas. Essas mucosas naturalmente são revestidas com um muco viscoso, cuja função é barrar a entrada de patógenos. Os patógenos podem ser bactérias, vírus fungos, poluição, fumaça, toxinas, poeira, etc. Muitos agentes são realmente barrados por esse muco todos os dias – e devemos então agradecer à ele! Entretanto, em alguns momentos, o muco não consegue barrar a entrada dos agentes e aí eles seguem rumo ao pulmão. E é aí que a coisa fica séria.

Ilustração do Catarro em uma Pessoa

Ilustração do Catarro em uma Pessoa

Quando os patógenos chegam aos pulmões, células de defesa presentes nas glândulas nos brônquios detectam a presença dos patógenos e acabam produzindo uma secreção muito mais potente. Esse muco fica cada vez mais grosso, pois chegam anticorpos e células de defesa que liberam substâncias para eliminar esses agentes externos. Algumas dessas substâncias podem inclusive alterar a cor do muco.

As Cores Do Catarro

Verde Ou Amarelo

O catarro verde ou amarelo é o resultado da produção de uma proteína por células chamadas de neutrófilos. Os neutrófilos são glóbulos brancos especializados em defesa do organismo contra patógenos, como vírus e bactérias. A cor varia de acordo com a quantidade de neutrófilos e por isso pode ficar amarelado ou esverdeado. Esse tipo de catarro pode estar indicando a presença de uma infecção, como no caso de uma faringite ou pneumonia.

O que se deve fazer neste caso é procurar um médico clínico geral ou pneumologista para que ele te indique o melhor tratamento de acordo com o problema que foi detectado nos exames.

Vermelho Ou Com Sangue

O Catarro vermelho normalmente está com a presença de sangue. Isso é um grande indicativo de bronquite. Pode ser também indícios de problemas mais graves ainda, como uma tuberculose, que é uma infecção séria. OU ainda, pneumonia ou câncer de pulmão.

O catarro vermelho é um sintoma que realmente pode indicar problemas graves então o melhor a se fazer é procurar um médico pneumologista para fazer exames de diagnóstico, que podem ser raio-x, cultura microbiológica, etc.

Branco Ou Cinza

Esse catarro pode estar relacionado, e normalmente está, com infecções e inflamações nas vias respiratórias superiores. Pode acontecer durante uma gripe, um resfriado, uma sinusite, por exemplo.

Este tipo de catarro geralmente é sinal de uma inflamação das vias respiratórias superiores, mas também pode surgir durante uma gripe ou sinusite, quando os seios nasais ficam muito cheios e começam a drenar para a garganta. Pode também acontecer como resultado de uma ingestão muito alta de laticínios, pois a ingestão destes alimentos acabam espessando o catarro deixando ele mais grosso e esbranquiçado.

Cores do Catarro

Cores do Catarro

Nestes casos, o ideal é ingerir uma quantidade muito maior de líquidos, distribuído durante o dia. O ideal mesmo é que seja água pura em temperatura ambiente. Assim o catarro irá ser mais facilmente eliminado e, junto com ele, os agentes causadores do problema, como pode ser no caso de gripes e resfriados. Se o problema persistir, consulte um médico clínico geral para que ele solicite exames e indique o melhor tratamento ou a continuação do tratamento e investigação com um especialista.

Marrom Ou Preto

O catarro marrom ou preto acontece muito entre pessoas que tem o hábito de fumar. Ou também fumantes passivos e pessoas que frequentaram alguma festa em lugar fechado onde era permitido fumar. Ainda, locais com muita fumaça de churrasco ou de queimadas. Trabalhadores de locais com muita poluição do ar também pode ter catarro dessa cor. Portanto, você já percebeu que o catarro marrom está relacionado com a as partículas de alcatrão ou resina, que ficam presas nas mucosas que recobrem as narinas e vias respiratórias. O catarro dessa cor também pode estar relacionado com a ingestão de alguns alimentos ou bebidas, como chocolate ou vinho.

Catarro Marrom e Preto

Catarro Marrom e Preto

Nestes casos, o ideal é apenas evitar o hábito de frequentar estes locais, pois pode se tornar um problema crônico e ficar grave, causando problemas permanentes à respiração e à saúde dos pulmões, com a toxicidade acumulada. Procure também ingerir uma quantidade maior de líquidos para eliminar o catarro.

Rosa

A tosse com catarro na coloração rosa, normalmente rosa claro, é um grande indicador de que possa haver líquidos nos pulmões. Isso é extremamente comum em casos de problemas relacionados ao coração. Por isso, pode indicar insuficiência cardíaca. O sangue pode se acumular em volta dos pulmões e provocar o vazamento, com a entrada de líquidos dentro dos pulmões.

Nestes casos, o ideal é consultar com um médico especialista, que é o pneumologista. Ou também poderá ir ao cardiologista. Seja sempre muito detalhista nos sintomas e peça para o médico solicitar os exames. O tratamento pode incluir ingestão de remédios diuréticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *