Insônia nas Mulheres

Alterações no Ciclo Menstrual

A insônia nas mulheres é muito comum atualmente, devido a várias causas, sejam profissionais, emocionais, ou também aquelas que acabaram de gerar um filho, e tem de ficar por vêzes acordada durante a noite toda para amamentar seu bebê. No entanto, o problema é bem mais abrangente, e pode ser provocado também pelos hormônios femininos, que causam variações bruscas no ciclo menstrual, fazendo com elas elas sofram mais com esse transtorno, do que indivíduos do sexo masculino, afetando a saúde delas, pelos efeitos colaterais que o problema pode trazer.

Pesquisa Realizada em São Paulo

Insônia nas Mulheres

Insônia nas Mulheres

Segundo uma pesquisa feita no estado de São Paulo sobre insônia, cerca de vinte por cento das mulheres paulistanas sofrem do problema, enquanto nos homens, somente nove por cento são afetados. Esse estudo teve como base, dados coletados de mais de mil participantes na cidade de São Paulo, que além de responderem a questionários sobre o tema,ainda passaram por um exame de sono conhecido como polissonografia. O diagnóstico de insônia é dado para indivíduos que apresentam dificuldade para dormir, pelo menos três vezes na semana, por um período contínuo de trinta dias.

Regulação do Ciclo Menstrual

Dicas

Dicas

De acordo com especialistas no tema, uma forma de combater o problema da insônia é fazer um controle do ciclo menstrual. Ainda segundo os profissionais, a ausência de sono, pode ter consequências no dia seguinte, como cansaço físico, sonolência e até perda de memória. Outros estudos científicos,realizados em vários países, também revelaram uma incidência maior de insônia no período que antecede a menstruação na mulher.

Insônia no Climatério

Emocional

Emocional

Quando a mulher entra na época da menopausa, as alterações hormonais que decorrem desse período,também podem provocar o problema de insônia,pela baixa do hormônio estrogênio, que provoca alterações na pele, no metabolismo dos ossos, e nos sistemas genitais e psiquícos. Essas mudanças podem ainda produzir no corpo feminino, o ganho de peso e o aparecimento do ronco e da apnéia. Em virtude desses efeitos resultantes da menopausa é que as mulheres, devem começar a fazer reposição hormonal bem cedo.

Opinião de Especialistas

De acordo com profissionais especializados em ginecologia, é aconselhável verificar se a insônia é resultado de alguma complicação no trato respiratório, pois há um dado de incidência desse problema de cerca de cinquenta por cento. Quando a respiração é responsável pela falta de sono da pessoa,ela terá de fazer um tratamento, que de um modo geral, pode ser feito através da prescrição de medicamentos ansiolíticos, antidepressivos, ou indutores do sono.

Por outro lado, deve-se verificar se a falta de sono, não é resultado de algum tipo de distúrbio emocional, ou algum trauma que a mulher esteja passando naquele momento. Se esse for o caso, uma consulta a um psicoterapeuta pode ajudar bastante.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *