Características Positivas dos Hiperativos

Quando se fala em hiperatividade, também conhecida como TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção Com Hiperatividade, logo se imagina pessoas agitadas demais e que não conseguem se concentram e concluir nada. Na verdade, não é bem assim, pessoas hiperativas podem sim se concentrar e realizar grandes feitos.

Muito se fala sobre os sintomas negativos do transtorno, porém, o que poucos sabem é que os pontos positivos também existem. Confira, a seguir, quais são as características positivas que a maioria das pessoas hiperativas possui.

Energia

Um dos sintomas típicos de uma pessoa hiperativa é que ela está sempre cheia de energia. Michael Phelps, o grande nadador olímpico que detém 13 recordes mundiais, tem TDAH e é um grande exemplo. O atleta encontrou na natação uma saída para canalizar a sua energia, e ela fez com que ele se tornasse um campeão mundial.

Ao invés de encontrar no excesso de energia um problema, faça dela um combustível para o seu sucesso. Pode ser praticando um esporte ou buscando qualquer outro tipo de atividade. Nem sempre as pessoas hiperativas se tornarão grandes atletas como Phelps, entretanto, o esporte pode ajudar a canalizar a energia para que a pessoa se concentre em outras atividades, como profissionais e intelectuais, por exemplo.

Hiperconcentração

Uma das características das pessoas hiperativas é que elas podem permanecer hiperfocadas em uma tarefa que considerem estimulante e gratificante. Muitas crianças com TDAH são ótimas em jogos de computador, por exemplo. Mais uma vez usando o exemplo do atleta Michael Phelps, ela usa sua grande capacidade de se concentrar em seus treinamentos.

O segredo é aproveitar essa capacidade e canalizá-la na direção certa. Se você tem um filho com TDAH, por exemplo, estimule-o a encontrar atividades que sejam prazerosas para se concentrar. Além do benefício da prática de atividades, esta é uma forma de “treinar” o cérebro.

Criatividade

Muitas pessoas com TDAH exibem uma criatividade notável que se mostra no talento incrível em áreas como: desenho, música, dança e muitas outras. Os problemas surgem quando essa criatividade não é reconhecida. Quando esse talento se desenvolve, muitas pessoas hiperativas acabam seguindo em carreiras relacionadas a escrita, marketing, artes e arquitetura.

Um exemplo inspirador é Albert Einstein, que tinha TDAH e usou sua mente criativa para revolucionar a Física. Incentive as pessoas hiperativas a explorarem a sua criatividade e fazerem o melhor uso dela, elas só têm a ganhar.

Solução Para Problemas

Pessoas com TDAH muitas vezes se destacam na resolução de problemas e podem encontrar uma solução intuitiva para situações que deixam os outros pensando por horas. Isso os torna grandes modelos de líderes em áreas como a política e os negócios.

Grande parte das pessoas hiperativas têm facilidade naquilo que se chama “pensar fora da caixa”, ou seja, pensar de uma forma diferente dos outros e, com isso, encontrar soluções diferentes, enxergar coisas que os outros não enxergam, etc.

Sem Medo dos Riscos

Um dos sintomas da hiperatividade é a impulsividade em assumir riscos sem pensar nas consequências. Quando uma pessoa com essas características assume o comando, não se pode negar que problemas podem acontecer. Mas essa falta de medo pode, quando bem utilizada, levar à inovação nos negócios, nas artes e na ciência.

As pessoas com TDAH se diferem das outras porque, em muitos casos, onde os outros veem um problema, os hiperativos acabam enxergando uma oportunidade. Então, basta saber dosar para correr riscos com cautela para não colocar tudo a perder.

Multi-Tarefas

As pessoas hiperativas gostam de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, porque eles realmente gostam de ficar pulando de uma tarefa para outra. Sua atenção dura pouco tempo e isso é perfeitamente natural para elas. Fazer uma atividade secundária, como rabiscar, mexer as mãos ou fazer alguma tarefa sem sentido, na verdade, força o cérebro a permanecer focado na tarefa principal.

Muitos empresários que possuem TDAH se tornaram bem sucedidos em empresas do tipo start-up, em que realizar várias tarefas simultaneamente é a melhor maneira de realizar um trabalho mais complexo. Neste tipo de empresa, no início não há um funcionário para cada tarefa, por esse motivo, cabe ao empresário desempenhar diversos papéis.

Não Desistir Facilmente

A sociedade exige que os prazos sejam cumpridos e que as pessoas estejam focadas. Pessoas com TDAH têm dificuldade em atender a essas demandas, mas eles têm uma qualidade que muitas vezes pode se destacar em meio aos outros.

O que muitos consideram como teimosia nos hiperativos, pode ser visto como garra em não desistir com facilidade. Em situações em que outras pessoas costumam desistir nas primeiras dificuldades, os hiperativos costumam insistir até conseguirem ou terem a certeza de que realmente não é possível realizar.

A Importância do Apoio

Com o apoio da família e amigos, as pessoas hiperativas conseguem prosperar, assim como qualquer outra. É bastante comum que as pessoas com TDAH sejam deixadas de lado porque muitos confundem o transtorno com falta de disciplina, o que não é verdade. Quando se oferece apoio aos hiperativos, os resultados são maravilhosos e eles podem mostrar todas as características positivas aqui citadas.

Cerca de 75% de sucesso das pessoas depende de sua inteligência emocional. Os outros 25% são compostos de competências e qualificações reais. As pessoas com TDAH tendem a ser hipersensíveis, tanto no sentido físico quanto no emocional. A boa notícia é que essa sensibilidade faz delas pessoas melhores para trabalhar e viver com isso.

O riso ajuda a reduzir a tensão e o estresse em casa ou no escritório. Este ato simples pode fazer muito bem, principalmente para os hiperativos. Nunca se esqueça de valorizar esses momentos da vida, divirta-se com as pessoas ao seu redor, pode ser contando uma piada, assistindo a um programa de TV engraçado, qualquer coisa.

Não deixe que a formalidade do trabalho te domine. Independente de você ser ou não uma pessoa hiperativa, aprenda a levar a vida de uma forma mais leve, sorrindo sempre que puder. Você só terá benefícios ao agir dessa maneira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *