Nem sempre estamos com a saúde 100%, sempre aparece algo aqui ou ali. Tudo isso é fruto da maneira em que vivemos, com nossa genética e o ambiente. Com a correria do cotidiano, às vezes aparece uma dor aqui outra ali e nem no importamos por achar simples. Algumas dessas doenças podem se tornar perigosas se não bem cuidadas, mas há algumas que aparecem de maneira simples e depois saem com alguma remédio que nós mesmos já estamos acostumados como em casos de gripes.
A maioria das doenças podem ser causados por agentes externos como fungos, vírus e bactérias. A genética também pode trazer algumas doenças vindas de geração em geração, além de um tempo abrupto que pode causar variações não intencionadas no organismo.
O corpo precisa sempre de um check-up para verificar se está tudo certo. Além disso precisamos sempre de um descanso para que o corpo aguente e a mente consiga esvaziar. Muitas pessoas acham que isso é besteira, mas há estudos comprovados que pessoas que passam por mais estresses têm mais riscos de adquirir uma doença ao longo da vida.
Outras recomendações simples e que todo médico indica é uma boa alimentação, com alimentos naturais, diminuindo frituras, embutidos e industrializados. Além disso uma boa atividade física é muito importante, sendo feita de acordo com a pessoa. Uma atividade física não é somente caminhar, correr ou academia, ela pode envolver a prática de um esporte também.
Micoses
Um tipo de doença que pode afetar diversas áreas do corpo e que é muito comum por ter várias maneiras de adquirir. Lembrando que as micoses são adquiridas por fungos e pode afetar cabelo, pele e unhas. Para se entender um pouco da micose é necessário ir ao médico especialista que nesse caso é o Dermatologista. Há várias causas que podem variar entre roupa e sapato molhado por muito tempo, roupas íntimas apertadas e não ventiladas, usar roupas e outros objetos de uso pessoal de outras pessoas. Pode ser causada também por diabetes, estresse e até mesmo obesidade.
Prevenção
Todas essas formas podem ser uma forma de contrair e logo a maneira de evitar seria realmente tomar cuidado com esses tipos de atividades corriqueiras e que muitas vezes nem prestamos atenção. Outro detalhe importante é com os animais de estimação que podem contrair e passar para o seu dono, normalmente aparece descamações no pelo do bichinho. Outro ponto de atenção é em materiais utilizados na manicure que podem ser utilizados em várias pessoas e o certo é ser descartável ou levar o seu próprio.
Tratamento
Há diferente tipos de micoses, explicados logo abaixo. Quando estão em fases mais simples o médico logo indica algum creme, loção ou outra forma de aplicação direta. Já em casos mais graves é necessário a injeção oral de medicamentos antifúngicos. A posologia depende do paciente e do estágio da doença.
Sintomas
Os primeiros sintomas são as coceiras, algumas rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas e manchas brancas. Isso pode ir se alastrando se não cuidado, e até mesmo se tornar mais profundos.
Classificação Das Micoses
Podem ser superficiais ou então profundas. As superficiais são mais simples e rápidas de curar, normalmente são causados pelos fatores do ambiente como umidade, calor e pouca luz. Em casos de micoses profundas, a maioria dos casos é causada por alguma deficiência imunológica como aids e câncer, podendo causar até morte dependendo da gravidade. Por isso nem sempre ache que uma micose é tão simples assim.
No couro cabelo é mais difícil mas acontece mais em crianças, gerando ardência e coceira, na qual os fungos estão se alimentos da queratina do cabelo. A frieira que conhecemos muito em atletas, proveniente de sapatos fechados e que podem causar coceiras, rachaduras, descamação e bolhas de águas.