A gengivite é uma condição na qual há uma infecção e uma inflamação na gengiva, o tecido que está mais profundamente situado e também o osso que suporta e circunda os dentes. Conhecemos também a gengivite com o nome de doença periodontal.
Geralmente, ela começa com a formação de placa bacteriana nos dentes.
A placa é o revestimento da substância branca pegajosa sobre os dentes. Quando a saliva e os resíduos dos alimentos ricos em açúcar e amido de nossa dieta se mistura com as bactérias na boca, então há uma formação de placa.
Assepsia: O Inimigo da Placa
É necessário para combater a formação da placa em nossos dentes a escovação e aplicação de fio dental, senão ela ficará mais forte e se transformará em tártaro. Não é possível removê-lo em casa. Você tem que consultar o dentista para limpar o tártaro.
Durante este período, esta infecção se converte em gengivite. Você pode sofrer de sangramento da gengiva durante a escovação ou uso do fio dental.
Para contornar esse problema, você deve consultar um profissional para a limpeza de seus dentes. Se alguém sofre de hemorragia bem como de dor, então há uma possibilidade de disseminação da infecção e da inflamação no tecido mais profundo e no osso, que também é conhecido por periodontite.
Alguns dos principais sintomas da doença gengival são quando uma pessoa aparece com gengivas muito vermelhas e inchadas. Os espaços entre os dentes também aumentam, pois é criada mobilidade com a infecção. Uma pessoa que sofre de um mau hálito crônico, diminuição da gengiva e sangramento durante a escovação ou aplicação de fio dental.
Alguns dos Remédios Naturais Para Essa Condição Estão Listadas Abaixo
A deficiência de vitamina C está diretamente relacionada com a doença da gengiva. As taxas mais elevadas de doença periodontal são encontradas entre os povos com baixo consumo de vitamina C. A vitamina C ajuda na reparação do tecido conjuntivo e a geração óssea também é acelerada, pois é um oxidante.
Aumente a ingestão de frutas e alimentos que são ricos em vitamina C como laranja, morango, manga, couve, mamão, brócolis, etc.
A vitamina D reduz a suscetibilidade de ter gengivite, uma vez que tem efeitos anti-inflamatórios. A maior exposição da vitamina D é a exposição ao sol. A pessoa com níveis mais altos de vitamina D e que sofrem de gengivite tem menos sangramento da gengiva.
Se alguém está sofrendo com o estresse, há um acúmulo de placa bacteriana. O estresse também é diretamente relacionado com a placa e sangramento gengival.
Um ingrediente novo no combate à gengivite é o Cranberry. Ela impede que as bactérias grudem nos dentes e está disponível em qualquer supermercado em forma de suco. Não se esqueça de tomar o suco sem adição de açúcares.