Dados da OMS
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de cinquenta e seis por cento das mulheres brasileiras apresentam sobrepeso,que é considerado um dos elementos de risco à saúde feminina.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Osvaldo Cruz, que entrevistou mais de mil e oitocentas mulheres, revelou que que os fatores como obesidade,sedentarismo e hipertensão estão associadaos ao estresse profissional, e também ao acúmulo de funções e obrigações do trabalho e pessoais,com a conciliação da profissão e o fato de ser mãe e esposa.
Objetivos do Estudo da Fundação Osvaldo Cruz
A Fundação Osvaldo Cruz, localizada no Rio deJaneiro, tinha como principal objetivo ao realizar essa pesquisa, demonstrar a relação entre o estresse que o trabalho poderia acarretar nas mulheres e a hipertensão arterial que as afetava.
Os resultados desse estudo científico demonstraram que outras situações como sedentarismo e obesidade bem como outros hábitos nada saudáveis, como alimentação irregular por exemplo, também estavam relacionados ao problema inicialmente pesquisado.
As participantes tinham que classificar o tipo de trabalho que realizavam se era necessário muita pressão psicológica ou não.
O trabalho em que a mulher desempenha sob forte demanda psicológica, que são as tarefas realizadas em que elas não tem suas opiniões respeitadas pelos superiores e simplesmnete acatam suas ordens, sem espaço para propor novos projetos ou mudanças, já ficou comprovado que traz prejuízos à saúde feminina, notadamente à pressão arterial.
De acordo com os pesquisadores esse perfil profissional foi identificado por mais de vinte por cento das entrevistadas, onde as hipertensas representavam a maioria nesse grupo.