Pesquisa Brasileira
A endometriose que é uma doença que afeta as mulheres podendo causar infertilidade em cerca de trinta a quarenta por cento delas,serviu de alvo de pesquisas brasileiras onde foi utilizado um fitoterápico com propriedades antiinflamatórias que é a conhecida planta Unha-de-gato.
Incidência da Doença no Brasil
Em torno de seis milhões de mulheres no Brasil são afetadas pela endometriose, de acordo com dados levantados pela Sociedade Brasileira de Endometriose. Em virtude disso uma planta chamada Unha-de-gato vem sendo testada como tratamento para a enfermidade que se caracteriza pela presença do tecido que reveste o útero chamado de endométrio fora do útero, podendo afetar outras áreas como bexiga, ovários, intestinos,trompas e pelve.
Como foi Realizada a Pesquisa
Essa pesquisas científica foi iniciada com a utilização de animais para comprovar sua hipótese. Em cerca de vinte e quatro ratas foram induzidas a endometriose,sendo dividas em dois grupos diferentes: Um grupo experimental onde foi administrado nos animais a planta Unha-de-Gato e no Grupo Controle foi aplicado Placebo, que no caso foi soro fisiológico.
Depois de duas semanas de tratamento realizado todos os dias com as duas substâncias, foram observadas através de análises feitas em laboratórios que no Grupo Controle(Que recebeu placebo) a lesão provocada pela endometriose aumentou em cinquenta por cento de tamanho. Ao contrário no Grupo Experimental a doença regrediu em cerca de sessenta por cento, um percentual considerado bastante significativo.
Conclusões dos Pesquisadores
De acordo com os pesquisadores três fatores podem explicar o resultado do estudo científico: A planta Unha-de-gato além de possuir ação antiinflamatória, também apresenta a propriedade de diminuir o estresse oxidativo celular, além de sua função imunomoduladora que melhora os sisma imunológico do organismo humano.
Outra hipótese levantada pelos cientistas seria o fato do fitoterápico ser recomendado para tratamento de pessoas com quadro clínico de trombose ou que apresentam contraindicação para a utilização de hormônios, e por último a planta quando utilizada apresenta bem poucos efeitos colaterais, dentre alguns somente dores leves no abdômen e náuseas que se forem comparados com o tratamentos à base de hormônios que podem provocar redução da massa óssea, fogachos( Ondas de calor muito comuns na época da menopausa) ou alterações de humor, vale a pena a sua utilização pelo número reduzido de desconfortos sentidos pela paciente.
Vale ressaltar que as mulheres que foram tratadas com a Unha-de-gato relataram uma melhora principalmente nas dores que sentiam. A próxima fase da pesquisa será realizar testes com seres humanos, pois até o momento o que se tem são os relatos favoráveis ao uso do fitoterápico das pacientes atendidas em ambulatórios. De acordo com especialistas,a endometriose é uma das principais causas da infertilidade nas mulheres.
Salete Dias